Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Taxa Selic: entenda como ela interfere nas empresas que você utiliza no dia a dia

O Copom decidiu por mais um corte na Taxa Selic na última semana, o que tem impacto direto sobre a economia. Saiba mais!

Recentemente, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu pela redução da taxa básica de juros. Diante disso, a Selic caiu de 13,25% para 12,75%, chegando ao seu menor patamar em 16 meses. Mas, afinal, qual o impacto desse movimento para as empresas e para o consumidor? 

Primeiramente, é preciso dizer que a taxa de juros tem influência direta no cenário econômico como um todo. No que se refere às empresas, principalmente aquelas do setor do varejo, os juros atuam como fator primordial para o consumo dos brasileiros e, por consequência, para os resultados de tais companhias. 

Com juros baixos, os cidadãos têm maior acesso ao crédito e, por isso, conseguem ampliar o poder de compra e assim, consumir mais. Sendo esse o cenário, as varejistas e empresas relacionadas passam a ter um maior volume de vendas e melhores resultados financeiros. 

Veja também:

Havan vai liberar novo benefício no sábado (23); confira

Queda na Taxa Selic: avaliação do setor 

Segundo Marcio Penna, diretor de relações com investidores do Méliuz, empresa de tecnologia que incrementa vendas para as principais varejistas do país, a avaliação da recente queda da Taxa Selic é bastante positiva. 

“A avaliação é positiva, ainda com cautela. O Brasil hoje, entre as 40 maiores economias do mundo, é a segunda com a maior taxa de juros. A expectativa é de fechar o ano na casa dos dois dígitos, só ir para um dígito no ano que vem. Então a recepção dessa queda, é muito positiva.”

De modo geral, ele diz “a visão do varejo é que quando se tem uma população com mais dinheiro, você tem pessoas consumindo mais”. 

Redução na taxa de juros pode gerar empregos

Para além da questão de aumento do poder de compra, Penna também destaca a possibilidade de geração de novos empregos:

“Com uma taxa de juros mais baixa, você aumenta o poder de compra da população, a população vai conseguir pegar mais crédito. Então, você tem até a consequência de gerar mais empregos, uma vez que as empresas também conseguem crédito mais barato, e por isso, conseguem fazer contratações, o que movimenta a economia como um todo.”

Tecidos em verde e amarelo ao fundo, com cubos de madeira que formam a palavra Selic.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com