Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Táxi volta a ser opção depois de aumentos no preço do Uber

Em 2014, quando a Uber chegou ao Brasil, ela provocou um enorme impacto no segmento de transporte. Afinal, a Uber exigia um bom padrão de qualidade no atendimento prestado pelos motoristas e cobrava preços muito abaixo do valor de uma corrida de táxi. Hoje, no entanto, o serviço prestado pela Uber já não é mais tão vantajoso quanto era antes; afinal os preços das corridas sofreram reajustes para tentar compensar o aumento do preço da gasolina. Além disso, a qualidade do atendimento da Uber já não é mais tão boa quanto no início, sobretudo por causa do excesso de cancelamento de corridas e do aumento no tempo de espera.

Sendo assim, o táxi, principal vítima do sucesso da Uber no Brasil, aos poucos tem voltado a ser uma opção dos passageiros. Confira mais detalhes no texto a seguir.

É provável que você também goste:

Poupança rendendo o IPCA? Presidente do BC cita possíveis mudanças

Uber, 99 e outros apps de transporte podem sair do Brasil? Descubra

Uber, 99 e Rappi devem assinar carteira dos motoristas?

Aumento no preço da gasolina, excesso de cancelamentos e motoristas banidos

Em setembro deste ano, a Uber aumentou o valor das corridas em até 35%, como forma de compensar o aumento no preço da gasolina e aumentar o lucro dos motoristas. Porém, esse aumento nas tarifas não parece ter sido o suficiente, pois o número de cancelamentos de corridas segue alto. Em geral, os motoristas costumam cancelar as corridas que não dão lucro, tendo em vista o gasto com combustível.

Por outro lado, como forma de tentar evitar o excesso de cancelamento de corridas e o aumento no tempo de espera; a Uber passou a banir motoristas que cancelam muitas viagens. De acordo com a Uber, cerca de 1.600 motoristas foram banidos devido ao alto número de cancelamentos.

Táxi volta a ser opção depois de aumentos no valor do Uber

Sendo assim, o táxi aos poucos está voltando a ser uma opção de transporte para muitos clientes da Uber. Isso acontece porque em algumas cidades, como Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP), por exemplo, o táxi tem o direito de usar as faixas exclusivas para ônibus. Dessa forma, o tempo de viagem dependendo do horário acaba sendo bem menor do que numa corrida de Uber.

Além disso, nos táxis o preço das viagens é calculado de acordo com duas bandeiras fixas; ou seja, não há o risco de cobrança de um valor muito alto como ocorre na tarifa dinâmica da Uber em horários de pico.

Por fim, vale lembrar que há alguns aplicativos que ajudam os usuários a consultar o preço cobrado e acompanhar a rota, de modo a evitar golpes.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Alf Ribeiro / Shutterstock.com