Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Tem como comprar uma casa sem entrada?

Saiba mais informações sobre a possibilidade de comprar uma casa sem precisar dar um valor de entrada por aqui!

O sonho de muitos brasileiros é adquirir um lugar próprio para morar. Porém, devido aos altos custos, esse desejo se torna mais difícil de alcançar. Logo, é provável que diversos interessados pensem na possibilidade de comprar uma casa sem entrada.

Dessa forma, saiba mais informações sobre as opções disponíveis no mercado que tornam essa situação viável aos futuros proprietários de um imóvel. Continue a leitura!

Como comprar uma casa sem entrada?

Pessoa acaba de comprar casa e está segurando uma chave a miniatura do imóvel
Imagem: Alexander Raths / shutterstock.com

A possibilidade de comprar casa sem entrada está associada com a solução oferecida pelos consórcios imobiliários. Neste modelo, diversas pessoas que desejam adquirir uma casa ou imóvel específico formam um grupo para fazer contribuições mensais. O acumulado destes valores é então destinado para a concessão da “carta de crédito” dos participantes.

Porém, antes de fazer a adesão a um consórcio, é importante que o interessado faça uma pesquisa para identificar qual administradora de consórcio mais se adequa ao seu perfil e necessidades. Neste momento, é útil fazer uma simulação com a empresa escolhida para averiguar as condições de parcelamento e as características da oferta do consórcio.

Ademais, dependendo da administradora do consórcio, os documentos exigidos para a adesão podem variar. Em geral, incluem-se documentos de identificação com foto, comprovante de renda, cópia da declaração do Imposto de Renda, comprovante de residência e de estado civil, matrícula do imóvel e proposta de venda.

Saiba mais sobre a contemplação

Uma vez que se tenha aderido ao plano de consórcio, o participante passa a ter direito a contemplações da carta de crédito em assembleias. A contemplação em questão pode acontecer de duas formas: por sorteio ou por lance. Este último caso ocorre quando o consorciado faz um adiantamento no valor das parcelas a serem pagas.

Uma vez contemplado, o participante receberá uma carta de crédito, que é equivalente ao montante necessário para a compra do imóvel. Neste ponto, o participante pode não ter quitado todas as parcelas previstas no consórcio. Caso isto ocorra, a administradora pode exigir a utilização do imóvel adquirido como garantia de pagamento.

Portanto, entre as vantagens do consórcio, destacam-se o fato de não precisar possuir um valor inicial para entrada, a isenção de taxas de juros e a possibilidade de usar o saldo do FGTS para complementar a carta de crédito. No entanto, é válido ressaltar que o tempo para aquisição da casa pode demorar mais do que em um financiamento.

Imagem: Alexander Raths / shutterstock.com