Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É possível liberar o saldo guardado do FGTS para quitar dívidas?

Clique aqui e descubra se é possível utilizar o seu saldo do FGTS para a quitação de dívidas e outras informações.

Se você é um trabalhador com carteira assinada, com certeza já ouviu falar sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Ele é uma reserva financeira que pode ser usada em diversas situações, mas o seu saque atende a alguns requisitos.

No entanto, se você está com alguns apertos financeiros e não tem conseguido resolver as pendências, é possível utilizar o valor do Fundo para quitar dívidas. Além disso, também é possível utilizá-lo para comprar imóveis, por exemplo.

Existem diferentes modalidades de saque do FGTS e cada uma delas tem a sua especificidade. Portanto, se você quiser saber mais informações sobre isso, fique por aqui e veja.

FGTS: quem pode solicitar e quais são as modalidades?

Um celular exibindo o logotipo do FGTS sobre algumas notas de 20, 50 e 100 reais. Ao lado, uma pequena pilha de moedas
Imagem: Etalbr / Shutterstock.com

De modo geral, qualquer trabalhador que tiver uma dívida comprovada, em seu nome, em uma instituição financeira pode fazer a solicitação do saque do FGTS para quitá-la. Basta solicitar um documento na instituição em que houve o registro da dívida e, em seguida, se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal.

Existem cerca de 15 modalidades de saque disponíveis para os trabalhadores e cada uma delas possui suas próprias regras e condições. Dentre as mais comuns estão a aposentadoria, a aquisição ou amortização de parcelas da casa própria, demissão sem justa causa e a ocorrência de calamidade pública decretada pelo Governo Federal.

Como funciona a antecipação do saque-aniversário?

Existe também a antecipação do saque-aniversário do saldo do FGTS. Ela funciona como um empréstimo ofertado por diversas instituições financeiras e que, dependendo de algumas especificidades, pode ser interessante.

Veja também:

Está endividado? Confira onde e como liquidar suas dívidas hoje mesmo

Ela é uma modalidade que permite ao trabalhador adiantar o valor que ele só poderia sacar no mês do seu aniversário. Com essa modalidade, o desconto ocorre diretamente na parcela do saque-aniversário. É uma opção interessante para quem precisa de um dinheiro extra e possui um bom valor disponível no FGTS.

imagem: Antonio Salaverry / shutterstock.com