Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Tempo de concessão de benefício é reduzido; veja em quantos dias o INSS deve liberar para você

O INSS anunciou que houve a redução do tempo de concessão de benefícios em 2023. Saiba mais informações sobre esses dados!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma redução significativa no tempo médio de concessão de benefícios em 2023. De acordo com um relatório divulgado no Portal de Transparência Previdenciária, o tempo médio de concessão de benefícios pelo órgão previdenciário é agora de 47 dias.

Dessa forma, isso representa uma queda de 40% comparado a dezembro de 2022, quando o tempo médio era de 79 dias. Saiba mais informações sobre esses números na sequência!

Tempo de espera para concessão de benefícios do INSS caiu em 2023

Fachada do prédio da Previdência Social que possui filas do INSS
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Além da queda do tempo de concessão dos benefícios, o número de requerimentos pendentes também caiu de 1,6 milhão para 1,5 milhão. Portanto, isso resultou em uma espera média ligeiramente acima do limite estipulado por lei, que é de 45 dias.

Veja também:

Homem que perdeu o WhatsApp ganhará indenização de R$ 10 mil do Facebook e da Claro

Ademais, o INSS ressaltou que, caso o prazo legal para concessão de um benefício seja ultrapassado, o instituto tem a obrigação de pagar a correção sobre os dias que excederam o prazo.

Quais fatores contribuíram para essa queda?

O INSS atribuiu a melhora no tempo de concessão a várias medidas implementadas recentemente, incluindo a introdução do sistema Atestmed. Este sistema, que substitui a perícia presencial, permite o envio digital de atestados e laudos médicos pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS (Android, iOS). Assim, facilitou-se o processo de solicitação de benefícios por incapacidade temporária.

Além do mais, o órgão previdenciário também começou a permitir a entrega de laudos e atestados em agências físicas do Instituto. Sendo assim, cada pedido tem um atendimento individual por um servidor.

A facilitação da redução da fila de requerimentos no INSS também também ocorreu através pelos mutirões de atendimento e avaliações sociais e perícias médicas que vêm sendo realizados. Assim, eles têm como objetivo acelerar o processo de concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) para pessoas com deficiência.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com