Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Tentativas de golpe registram o maior patamar de 2023, aponta Serasa Experian

Número de tentativas de golpes ultrapassa 900 mil pela segunda vez neste ano e chama atenção para crescimento. Saiba mais!

No último mês de agosto, foram registradas mais de 924 mil tentativas de que não deram certo por conta das tecnologias de prevenção. Os foram divulgados pelo Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. Com esse resultado, podemos perceber que a frequência foi de uma ocorrência a cada 2,9 segundos.

Vale ressaltar que trata-se do maior patamar de 2023, o que representa um crescimento nas investidas de criminosos para fazer novas vítimas. Para se ter ideia, no mês de julho, o número chegou a pouco mais de 785 mil. 

De com Caio Rocha, diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, essa alta está relacionada a diferentes fatores, como o crescimento das atividades online, avanço tecnológico dos golpistas, motivação financeira e falta de conhecimento dos .

Áreas mais comuns para golpes

Ainda com base nos dados apresentados pelo indicador, é possível verificar quais são as áreas mais cobiçadas pelos criminosos que desejam aplicar golpes. Confira.

Sendo assim, o setor de Bancos e Cartões segue na liderança com o maior percentual, desde o início deste ano. 

Pessoa com capuz, de costas, em frente a um computador em ambiente escuro
Imagem: Pira25 / Shutterstock.com

Regiões do país e faixa etária

O Indicador de Tentativas de Fraude também apresenta a relação das tentativas de golpe com a faixa etária das potenciais vítimas. Assim sendo, de janeiro a agosto deste ano, a faixa mais impactada foi a de brasileiros com idade entre 36 a 50 anos (35,85). Sob essa perspectiva, o grupo de pessoas que menos sofreu esse tipo de abordagem foi aquele com idade de até 25 anos. 

Veja também:

Temperaturas extremas: Brasil alcança pico de demanda elétrica com novo recorde

Além disso, o estudo mostra as tentativas de fraude entre os estados do país. Nesse sentido, as regiões Sul e Sudeste foram as que mais concentraram essas ocorrências no último mês de agosto. Os destaques ficaram com (266.407), Rio de Janeiro (88.732), Minas Gerais (80.670), Paraná (67.801), Rio Grande do Sul (57.678) e Santa Catarina (44.944)

Imagem: Pira25 / Shutterstock.com