Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ter um “Celular do Pix” é a opção mais segura contra golpes?

Confira o que dizem os especialistas sobre o assunto.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Após vários casos de roubos de aparelhos telefônicos que possibilitam acesso às contas bancárias, muitos brasileiros têm cogitado aderir ao “celular do Pix”, que é um smartphone para ficar em casa, com propósito exclusivo para movimentações bancárias. Dessa forma, o cliente evitaria que suas contas fossem acessadas por golpistas mediante o furto de smartphone.

Contudo, há outras questões a serem analisadas ao optar por um “celular do Pix”, o que pode trazer segurança de um lado, tira a comodidade do outro. Siga o texto e entenda os prós e contras de tomar essa decisão.

Afinal, ter um “Celular do Pix” é a opção mais segura contra golpes?

Se por um lado o “celular do Pix” evita que ao ser abordado, assaltado ou sequestrado na rua, você não tenha grandes riscos de o ladrão ter acesso aos aplicativos mais sensíveis e importantes. Entretanto, você perde a praticidade seja para fazer uma transferência, pagamento ou mesmo resgatar algum valor de emergência. 

Outro fator a analisar é a segurança do aparelho. Como o “celular do Pix” é  exclusivo para ficar em casa e utilizar em transações bancárias, os clientes escolhem smartphones mais baratos. Todavia, Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky, explicou para o site CanalTech que esses dispositivos são mais vulneráveis.

“Muitas vezes, esses aparelhos não recebem mais atualização do sistema operacional. Então, eles estão rodando versões antigas, e essas versões possuem vulnerabilidades. Isso permite que o celular seja facilmente infectado ou que seja mais vulnerável ao processo de “jailbreak”. Com isso, o bandido consegue eliminar, por exemplo, o bloqueio de tela”, afirmou Assolini. Além disso, ainda que esteja em casa, pode haver roubo na residência e suas contas estarão em risco da mesma forma.

Sendo assim, a melhor forma para proteger seus dados é investindo em medidas de seguranças disponíveis no seu aparelho atual, como por exemplo, aprender sobre o sistema de localização de aparelhos Android e Apple, cada qual com sua respectiva ferramenta. Com essa tecnologia, ainda que você seja vítima de roubo, é possível bloquear o hardware, para que suas informações fiquem seguras.

Além disso, você pode criar várias camadas para proteger e esconder ao máximo o acesso aos aplicativos por meio de mais senhas. Isso, juntamente com o conhecimento das ferramentas de localização e bloqueio do IMEI, vai tornar o aparelho roubado praticamente inútil.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com