Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Segurança: veja como proteger acesso a apps de bancos no seu celular

Há muitas opções para dificultar o acesso a seus aplicativos em smartphones.

0

Cada vez mais, criminosos têm roubado celulares e conseguido esvaziar contas bancárias acessando os aplicativos de banco instalados nesses aparelhos. Além disso, todos os dias surgem novos relatos de golpes que visam ter acesso a esses telefones. Pensando nisso, é preciso ter em mente algumas dicas para manter seus aplicativos e o smartphone seguros, além de orientações sobre o que fazer em caso de roubo ou transferências bancárias indevidas. Então, continue a leitura!

A importância de proteger o acesso a apps de banco no seu celular

Primeiramente, é preciso dizer que, no caso de roubos e assaltos, os criminosos já têm acesso ao aparelho desbloqueado. Dessa forma, conseguem buscar as senhas ou dados pessoais armazenados pelos próprios usuários no smartphone, sites e e-mail, e entrar nos aplicativos de bancos, limpando todo o dinheiro que estava lá, ou até mesmo fazendo empréstimos.

Assim, para se proteger desse tipo golpe, é fundamental redobrar os cuidados com as configurações de segurança do celular e dos aplicativos. Afinal, seu aparelho guarda muitas informações que podem permitir que os criminosos recuperem ou mudem as senhas usando, por exemplo, dados armazenados em e-mails, redes sociais etc.

Quando um aparelho é roubado desbloqueado, sem dúvida fica mais fácil para os bandidos violarem certas medidas de segurança. Portanto, se o celular estiver bloqueado com uma senha relativamente complexa e com a atualização do sistema operacional, isso impede ou deixa muito mais difícil o acesso indevido.

Por fim, veja dicas para se proteger dessas situações:

  • Em primeiro lugar, use sempre uma configuração de bloqueio da tela de início do celular e opte pela opção de bloqueio automático mais rápida (30 segundos, por exemplo);
  • Mantenha o sistema operacional do celular atualizado e verifique sempre se há atualizações de aplicativos pendentes;
  • Nunca use o recurso de “lembrar/salvar senha” em navegadores e sites;
  • Jamais anote senhas em blocos de notas, e-mails, mensagens de WhatsApp ou outros locais do celular;
  • Procure usar senhas fortes e não repetir o código de acesso ao seu banco para uso em outros aplicativos, e-mail ou sites de compras;
  • Utilize ferramentas de segurança adicionais, como biometria, reconhecimento facial e dupla autenticação (a segunda senha) em apps e também no e-mail;
  • Nas configurações do aparelho, desative as notificações e funções que são exibidas independentemente do bloqueio de tela inicial;
  • Além disso, coloque um PIN também no chip do celular.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Song_about_summer / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...