Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Teremos um novo Impeachment? Mais de 40 deputados já assinaram; entenda

Brasileiros podem assistir de perto um possível novo impeachment. Dessa vez, o alvo é um dos ministros. Confira.

Um novo pedido de Impeachment será protocolado na Câmara dos Deputados. Isso porque o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, é o novo alvo do pedido que já recebeu 41 assinaturas de deputados. 

A solicitação do afastamento do cargo foi feita pelo bolsonarista Rodrigo Valadares, após a pasta de Almeida confirmar que foram pagas passagens aéreas e diárias para Luciane Farias, conhecida como a Dama do Tráfico, participar das agendas do governo federal em Brasília. Confira mais detalhe sobre esse caso a seguir!

Justificativa para o novo Impeachment

De acordo com parlamentares, o novo Impeachment justifica-se a partir de um dos artigos para crime de responsabilidade que é “proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo”. Nesse sentido, a participação da ‘Dama do Tráfico’ na agenda do Governo Federal gera legitimidade para a abertura do processo.

Uma nota divulgada pela pasta do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania destacou que nenhuma pessoa do gabinete do ministro, incluindo ele e sua secretária, tiveram contato com a ‘Dama do Tráfico’. Além disso, eles insistiram que o evento contou com mais de 70 pessoas de todo o Brasil e que os comitês tiveram a autonomia para escolher e enviar seus representantes.

O ministro de Lula, Silvio Almeida, discursando de terno em frente a um microfone.
Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil

Quem é a Dama do Tráfico?

Luciane Farias é a esposa de Clemilson Farias, uma das figuras proeminentes do Comando Vermelho, o Tio Patinhas, que está preso e cumprindo pena de 31 anos. A indiciada participou de encontros no Ministério dos Direitos Humanos e no Ministério da Justiça e Segurança Pública. Durante sua estadia em Brasília, também teve diálogos com os deputados André Janones e Guilherme Boulos.

Veja também:

Governo oferece trabalho com diária de R$ 60 para brasileiros; saiba como se candidatar

A “Dama do Tráfico” recebeu uma sentença de 10 anos de prisão por lavagem de dinheiro, associação ao tráfico e organização criminosa. No entanto, ela recorreu da decisão em liberdade. Além disso, Luciane declarou que esteve presente em “audiências” na pasta liderada por Silvio Almeida, no qual o ministro Dino também estava presente.

Imagem: MIND AND I / Shutterstock.com