Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Tirar foto da mala é eficaz para prevenir problemas com o despacho da bagagem?

É possível prevenir problemas com a mala despachada se tirar fotos antes de embarcar? Entenda sobre o assunto

Viajar está nos planos de muitos brasileiros, e quem embarca com frequência sabe que ter problemas com a mala despachada é algo comum. Contudo, após o check-in, a bagagem se torna responsabilidade da empresa aérea e qualquer dano à propriedade do consumidor deve ser indenizada.

Para evitar grandes aborrecimentos e, até mesmo, prejuízos, tomar alguns cuidados simples, como tirar foto de sua mala antes do embarque, é uma medida eficiente para comprovar o papel da empresa neste contexto.

Dessa forma, você terá um registro de como estava a mala antes de entregá-la à companhia aérea, tornando-se mais complicado a empresa alegar que o problema já existia e não foi causado por ela. 

O que se atentar nas fotos da sua mala

Para ajudar na determinação da existência de um dano à bagagem, é importante tirar foto de todos os detalhes de sua mala.

Considerando não apenas o exterior, mas também os itens internos. Dessa forma, suas fotos devem incluir as rodinhas, as estruturas frontal e posterior externas, as alças e os puxadores, as presilhas e o zíper.

Sugere-se igualmente tirar fotos dos itens de valor no interior da mala. Se preferir, faça um vídeo mostrando toda a condição da bagagem e do que está dentro. 

Também é importante registrar o comprovante do despacho e a identificação das malas na hora que estiver fazendo check-in. 

Bagagem danificada

Cada companhia aérea tem o seu protocolo para o caso de bagagens danificadas. Entretanto, todas pedem que o cliente entre em contato imediatamente após o desembarque.

Assim, ele deve fazer o protesto da bagagem e preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). Depois do protesto, a empresa tem 7 dias para responder.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os clientes têm até 7 dias para reclamar sobre furto e danos sofridos pelas bagagens.

Imagem: ImYanis | shutterstock.com