Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba qual é o país onde sobra trabalho, os salários são altos e falta trabalhador

Você sabia que existe um país onde não faltam vagas de emprego e bons salários, mas a escassez de trabalhadores é um problema cada vez maior? Estamos falando da Austrália, um país localizado na Oceania com uma população de cerca de 25 milhões de pessoas. 

Acontece que, desde a chegada da pandemia do Covid-19 e seus efeitos na economia, o país está passando por uma crise de pessoal, com muitos estabelecimentos tendo que fechar as portas por falta de funcionários.

Então, para saber mais sobre a situação desse país e quais são as oportunidades por lá, confira o texto completo a seguir.

Austrália está pagando bons salários, mas sofre com falta de profissionais

Primeiramente, é preciso dizer que a Austrália é considerado um país de primeiro mundo. Sua economia se baseia principalmente na mineração e na agricultura, mas os mercados de turismo e finanças também são muito fortes.

A questão é que, apesar de pagar altos salários e ter vagas de emprego, a Austrália não está conseguindo atrair trabalhadores de acordo com sua demanda. Em alguns casos, restaurantes e cafés não podem nem mesmo abrir as portas todos os dias, por falta de pessoal.

Além disso, uma em cada três empresas afirma que precisa contratar mais funcionários. Isso porque durante a pandemia muitos imigrantes na Austrália voltaram para o seu país, o que causou uma crise de pessoal no setor de serviços, por exemplo. 

Por conta disso, neste momento há uma grande oferta de empregos em toda a zona costeira da capital australiana, em Canberra. E com salários muito atrativos.

O problema é que a política de imigração da Austrália é considerada bastante restritiva. Hoje, para morar no país é preciso seguir um sistema de pontos, que determina quem pode apenas entrar na Austrália e quem tem permissão para trabalhar.

Como conseguir o seu visto de trabalho na Austrália

Com isso, o governo da Austrália está atualmente discutindo a possibilidade de mudar sua política de imigração. Isso permitiria que pessoas de outros lugares do mundo fossem para o país com mais facilidade. E também resolveria a questão da falta de trabalhadores qualificados.

Por fim, se você deseja conseguir um visto de trabalho para a Austrália, a fim de tentar a chance em um país com potencial, é necessário cumprir alguns requisitos como:

  • ter menos de 45 anos; 
  • atuar em uma profissão que conste na lista de requisitos do governo (MLTSSL);
  • ter experiência na área desejada; 
  • ter diploma verificado com uma autoridade específica;
  • proficiência em inglês.

Uma das opções disponíveis hoje é o Working and Holiday Visa, um visto de férias e trabalho. Esse tipo de visto permite que você more no país durante o período de um ano (com possibilidade de renovação por mais um ano), com direito a trabalhar em qualquer área em tempo integral. 

Até 31 de março de 2022, esse visto não estava disponível para brasileiros. Porém, nesta data o Brasil e a Austrália assinaram um novo acordo de visto recíproco, que permitirá que jovens brasileiros de 18 a 30 anos trabalhem, estudem e tirem férias na Austrália pelo período de 12 meses.

Ao todo, o governo australiano deve aprovar 500 vistos brasileiros por ano.

Imagem: AJR_photo | shutterstock