Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Todo motorista precisa conhecer ESTAS leis de trânsito; confira quais são

Legislação de trânsito passa por intensas modificações. Veja quais são as novas regras e o que você não pode fazer!

Dirigir: hobby para alguns, obrigação para outros. Como resultado do crescente aumento do número de veículos, o trânsito passou a fazer parte do cotidiano de todo motorista. Dessa forma, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) não encontrou alternativas a não ser mudar suas normas para minimizar acidentes e aumentar a segurança nas ruas.

Nesse sentido, novas leis entraram em vigor após 2020, e todo condutor precisa estar a par delas a fim de não cometer infrações. Tais equívocos podem culminar em multas e penalidades e, nos piores cenários, é possível perder a CNH. Portanto, fique antenado e veja as principais mudanças na legislação.

A favor da segurança no trânsito

Acima de tudo, nada é tão importante para os pais quanto à segurança dos seus filhos. Por sua vez, o CTB vai de encontro com essa premissa, ao destrinchar os detalhes acerca do transporte de crianças. Por força de lei, os motoristas devem proteger os pequenos através das cadeirinhas, sempre dispostas no banco de trás.

Outra modificação da legislação incide sobre a questão do uso dos faróis. Anteriormente, o Código de Trânsito Brasileiro exigia o acionamento do dispositivo mesmo durante o dia. Essa determinação ainda existe para quem dirige em pista simples, no entanto, em faixa dupla a obrigatoriedade caiu.

Mais mudanças na lei

É de conhecimento amplo e geral que avançar no sinal vermelho resulta em uma infração de trânsito. No entanto, o que muitos não sabem é que agora os motoristas podem fazer isso em algumas situações. A lei permite a conversão à direita, mesmo quando a luz do semáforo estiver fechado. Contudo, o condutor só poderá efetuar tal manobra se houver sinalização na via.

Inegavelmente, o insufilm é um dispositivo muito importante no que diz respeito à segurança. Porém, a nova lei alterou as regras de uso da película protetora. Ao confirmar a presença de bolhas na superfície de contato, por exemplo, um policial pode multar o condutor. Do mesmo modo, a legislação agora exige uma transparência mínima de 70% nos para-brisas e outras áreas importantes à dirigibilidade do veículo.

Por fim, outra mudança nas leis de trânsito que pegou muitos brasileiros de surpresa foi a nova CNH. Atualmente, o prazo de validade do documento é de 10 anos para condutores até 50 anos. Enquanto isso, os motoristas entre 50 e 70 anos devem renovar a licença a cada 5 anos. Finalmente, os idosos devem comparecer ao Detran de 3 em 3 anos.

Imagem: Burdun Iliya / shutterstock.com