Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Todos os beneficiários do INSS vão ganhar mais em 2023?

O valor dos benefícios para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) varia de acordo com o tempo de contribuição do indivíduo ao longo da vida. 

Dessa forma, é muito comum vermos cidadãos que recebem menos da média ou acima dela, porém sempre respeitando o teto do INSS. Apesar de ser difícil receber o valor máximo, há um número considerável de pessoas que conseguiram e, por isso, muitos brasileiros ainda têm expectativa para que este valor aumente. 

Vale ressaltar que não existe outro meio para isto acontecer a não ser aumentando o salário mínimo. Assim como ele, os valores repassados pelo INSS precisam passar por mudanças para superar a inflação, pois assim os beneficiários não perdem tanto poder de compra. 

Portanto, uma vez que o instituto também usa do salário base para trabalhar sobre o piso, os dois precisam aumentar proporcionalmente.

Previsões dos benefícios do INSS para 2023

De acordo com a Lei Nº 8.213, o teto do INSS deve estar sempre acima da inflação. Por isso, é possível prever alguns ajustes para 2023 nesse momento. No entanto, é difícil apresentar números exatos, pois pode ser que eles mudem de acordo com as oscilações até janeiro.

Embora não seja possível prever tais valores, os beneficiários podem ficar tranquilos, pois o reajuste é assegurado por lei e vale para todos. 

Em contrapartida, essa alteração tem como objetivo combater a inflação. Ou seja, mesmo aumentando o valor do benefício, o segurado não verá mudança alguma em seu poder de compra. A estratégia tomada é justamente para garantir que ele não caia. 

Por fim, vale pontuar que independente da modalidade, atualmente o teto do INSS é de R$ 7.087,22. Contudo, há discussões que apontam que ele pode chegar a R$ 7.612,35 em 2023.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.