Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Trabalhadores brasileiros receberão novo Pix muito em breve; entenda

A implementação do novo pagamento digital começou sua fase de testes neste sábado (19) e promete muitos efeitos positivos para todos. Veja!

A partir de janeiro de 2024, as empresas poderão pagar pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de uma nova maneira. Ou seja, no próximo ano, os funcionários receberão o dinheiro de forma totalmente digital e apenas por meio do Pix

O novo método de pagamento é benéfico tanto para a empresa quanto para seus colaboradores, pois é mais seguro, uma vez que unifica os sistemas, tornando o processo mais rápido. Iniciada neste sábado (19/08), a fase de testes do FGTS digital irá até 10 de novembro de 2023. 

Implementação do FGTS Digital

O governo federal busca digitalizar o sistema do FGTS desde 2019, quando a primeira resolução sobre isso foi publicada ainda em maio. Com isso, desde aquele ano, já foram destinados R$99,5 milhões para realizar esse processo. 

Além disso, a implementação do FGTS no meio digital facilita a fiscalização do governo em sonegação, infrações ou erros de cálculo no recolhimento. Isso porque, como as informações estarão centralizadas, o trabalho dos auditores fiscais fica mais fácil. 

FGTS digital
Imagem: rafapress/ shutterstock.com

Benefícios do novo método de pagamento pelo FGTS Digital

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, o FGTS Digital é mais uma forma de combate à inadimplência, à burocracia e também uma maneira de dar mais transparência aos brasileiros. Ademais, ele reduzirá os custos operacionais e o tempo gasto nas atividades relacionadas ao fundo. 

Ainda sobre os benefícios, a Caixa Econômica Federal afirma que o novo meio de pagamento tem objetivos benéficos. Entre eles, encontra-se o aperfeiçoamento da arrecadação, da apuração, do lançamento e da cobrança dos recursos do FGTS.

Veja também:

Caso 123Milhas: como pedir o reembolso e evitar o prejuízo

Novo funcionamento do pagamento do FGTS

Agora, com o meio digital, a data de recolhimento do FGTS passa do dia 7 para o dia 20, sendo uma boa mudança para as empresas. Já para o trabalhador, a mudança positiva é em relação ao tempo de transferência, que será de maneira instantânea e não demora de três a cinco dias, como costuma acontecer. 

Por fim, as empresas devem estar atentas e procurar preparar o sistema de pagamentos para disponibilizar as guias via pix. Além disso, devem cadastrar os novos procuradores, já que isso não será feito de forma automática.

Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital