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Trabalhadores têm até dezembro para retirar valores esquecidos

Os trabalhadores que possuem direito ao PIS/Pasep poderão consultar a situação e o saque de valores do programa Valores a Receber até o dia 29 de dezembro deste ano. O abono salarial PIS/Pasep refere-se ao ano-base de 2019, de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência.

O Valores a Receber é um sistema para definir os valores esquecidos em contas correntes ou em contas poupança dos bancos ou instituições financeiras de uma forma geral. Ele também reúne valores que foram cobrados indevidamente através de tarifas de crédito

Como ter acesso ao PIS/Pasep esquecido?

Para os trabalhadores que atuam em empresas privadas e recebem o PIS, a consulta deve ser através de: 

  • Pelo aplicativo Caixa Trabalhador (disponível para Android e iOS);
  • No site da Caixa Econômica Federal;
  • Através do telefone de atendimento da Caixa no número 0800 726 0207.

Para os servidores públicos que recebem o Pasep, a consulta deve ser nos seguintes canais:    

  • Através dos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil  no número 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
  • 0800 729 0001 (demais cidades);
  • 0800 729 0088 (deficientes auditivos).

Quem tem direito?

Para ter acesso aos valores, é preciso cumprir com alguns requisitos, são eles: 

  • Ser cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de 2019;
  • Possuir os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial;
  • Ter exercido atividade remunerada por, pelo menos, 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base de 2019.

Como realizar o saque dos valores esquecidos do PIS/Pasep

Para fazer o saque dos recursos, os trabalhadores podem fazer a solicitação do PIS/Pasep atrasado em uma das agências do Ministério do Trabalho e Previdência. Além das agências, existem outras opções. Confira: 

  • Por meio da central Alô Trabalhador, no telefone 158;
  • Enviando uma mensagem no e-mail, através do endereço uf@economia.gov.br, substituindo as letras ‘uf’ pela sigla do estado em que reside;
  • No aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS) (disponível para Android e iOS); 
  • Através do Portal Gov.br (https://www.gov.br/pt-br).