Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Transferências DOC e TED realmente vão acabar? Entenda

Saiba sobre a potencial ‘aposentadoria’ das transferências bancárias tradicionais e sobre o impacto do Pix nessas operações.

No cenário financeiro brasileiro, o surgimento do Pix em 2020 levantou questões sobre a continuidade de métodos de transferência tradicionais como o DOC e a TED. Desde então, essas questões passaram de meras suposições para previsões concretas. Agora, um desses métodos de transferência já tem um prazo de validade.

Ao que tudo indica, a partir de 29 de fevereiro de 2024, no Brasil, as transferências via DOC (Documento de Ordem Bancárias) não serão mais uma opção disponível para pessoas físicas e jurídicas. A justificativa apresentada para tal medida é o crescente uso do Pix, que já se tornou o método de pagamento mais popular entre os brasileiros, segundo dados fornecidos pelo Banco Central. Saiba mais a seguir.

Como funciona o DOC e quando será seu último dia de uso?

A imagem mostra uma pessoa utilizando o celular e notebook. Acima do celular há imagens de transferências
Imagem: MK photograp55/shutterstock.com

Desse modo, no que diz respeito ao funcionamento do DOC, este é um método que permite transferências bancárias até R$ 4.999,99. Assim, finalizam as transferências realizadas via DOC apenas no próximo dia útil após a transação, caso executada até as 22h. Entretanto, a partir desse horário, a efetivação pode demorar mais tempo.

À vista disso, já que o último dia em que as instituições bancárias poderão oferecer o serviço e agendamento de DOC será 15 de janeiro de 2024, até as 22h. A data máxima para agendamento de um DOC será 29 de fevereiro do mesmo ano, dia em que o sistema será encerrado definitivamente.

Veja também:

Veja a lista de companhias aéreas que vendem passagens por preços muito baratos (low cost) no Brasil

E quanto a TED e o Boleto?

Por enquanto, apenas o fim do DOC está programado. A TED continua sendo um dos métodos de transferência mais populares no Brasil, mesmo com a crescente popularidade do Pix. Quanto ao Boleto, também não há sinal de seu desaparecimento no curto prazo.

Em suma, no ano de 2022, foram pagos mais de 4 bilhões de boletos, um número quatro vezes maior que as transferências realizadas via TED.

Imagem: MK photograp55/shutterstock.com