Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

TSE aprova concurso público unificado para vagas em tribunais regionais

Concurso público unificado traz perspectivas promissoras para candidatos. Confira mais detalhes sobre o que vai mudar para os concurseiros!

Os concurseiros têm especulado sobre o novo concurso público unificado há algum tempo. Isso porque, o certame pode trazer grandes oportunidades para quem quer se recolocar no mercado de trabalho através de um cargo público. O governo tem confirmado cada vez mais novas vagas, o que aumenta o número de chances de aprovação dos candidatos.

Seguindo essa linha, uma nova resolução do TSE – Tribunal Superior Eleitoral – recentemente publicada, autorizou formalmente que os concursos públicos para vagas em cargos nos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) façam parte da seleção unificada nacional.

O que é o Concurso Nacional Unificado?

O respondável por desenvolver o Concurso Nacional Unificado foi o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, tendo como objetivo proporcionar uma maior eficiência na seleção e recrutamento de servidores públicos federais. Para isso, a prova seguirá um modelo inspirado no processo de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O principal objetivo desse programa é centralizar os processos seletivos autorizados para o preenchimento de vagas em diferentes órgãos e entidades do Governo Federal. Dessa forma, unificando e tornando mais ágil o recrutamento de servidores.

Essa abordagem busca otimizar a reposição de recursos humanos nos órgãos governamentais após a perda de cerca de 73 mil servidores ao longo dos últimos seis anos.

Vagas no TRE confirmadas no novo concurso

A resolução do TSE, emitida em 10 de outubro, estipulou as diretrizes para o preenchimento de vagas nos Tribunais Regionais Eleitorais. Assim, a resolução afirmou que os tribunais precisam apresentar um termo de adesão que o presidente do TRE deve assinar, especificando as posições que estarão disponíveis.

Veja também:

Concurso para todos os níveis tem 1.322 vagas disponíveis; saiba como se inscrever

No entanto, os tribunais com candidatos aprovados em concursos anteriores que aguardam nomeação não poderão oferecer novas vagas. Além disso, o prazo de validade dos concursos permanece de dois anos. No entando, há possibilidade de prorrogação por igual período, contado a partir da data de publicação oficial da homologação dos resultados finais.

Imagem: panitanphoto / shutterstock.com