Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

TV Globo perde programação importante para o YouTube

YouTube adquire direitos de transmissão de programação que esteve por muito tempo na TV Globo. Saiba mais sobre a situação.

YouTube adquire direitos de transmissão que foram por muito tempo exclusivos da TV Globo, e, consequentemente, a emissora carioca perde o monopólio dessa programação. Trata-se da exclusividade sobre os direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos no Brasil, que não é mais de domínio da TV Globo.

Com o espaço aberto, famoso canal do YouTube poderá ser um forte concorrente de audiência da tradicional empresa de televisão brasileira. Siga a leitura para saber mais sobre a situação que envolve emissora e plataforma de vídeos na internet.

TV Globo perde a exclusividade da programação das Olimpíadas

Em primeiro plano, bandeira branca com o símbolo das Olimpíadas Paris 2024. Ao fundo, foto desfocada da Torre Eiffel à noite
Imagem: kovop / Shutterstock.com

Para pagar menos, a TV Globo optou por renegociar seu contrato com o COI (Comitê Olímpico Internacional). A mudança de política da emissora visa a reduzir os gastos com os direitos de transmissão de eventos esportivos. 

Veja também:

Black Friday: confira o ranking dos e-commerces preferidos dos brasileiros para a ocasião

Diante das alterações do acordo, a Globo deixou de ter exclusividade de transmissão da TV por assinatura e no digital. No caso da TV aberta, a emissora já não tinha exclusividade desde 2015. 

A mudança abre espaço para a transmissão do YouTube, mais especificamente do canal Cazé TV, que vem acumulando espectadores. Assim, a parceria entre a Livemode e o streamer Casimiro Miguel também conta com os direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O anúncio da novidade foi feito na última quinta-feira (2).

Saiba mais sobre a situação 

Cabe destacar que o acordo da Tv Globo com o COI segue com vínculo até 2032, apesar dos novos termos. Assim, emissoras interessadas em exibir as Olimpíadas podem acessar o comitê de forma direta, sem precisar passar pela empresa carioca.

Além dos Jogos Olímpicos, a relação da emissora também mudou com a FIFA (Federação Internacional de Futebol). A TV Globo possui agora o direito de metade dos jogos de eventos feitos pela entidade. Assim foi a Copa do Mundo Feminina de 2023 e deve ser também na Copa do Mundo de 2026.

Imagem: Antonio Salaverry / Shutterstock.com