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Usuários da Uber estão tendo viagens recusadas automaticamente e plataforma tem grande dor de cabeça

Veja como um serviço de terceiros está afetando a experiência dos usuários da Uber. Empresa está tomando atitudes. Saiba mais!

Diversos usuários da Uber estão tendo dificuldades em pegar viagens, porque motoristas estão utilizando de um artifício externo para ajudar na decisão. Isso pois há um aplicativo que dispensa automaticamente a corrida.

Essa funcionalidade fica a cargo do aplicativo da empresa StopClub, com sede no Rio de Janeiro, que fornece serviços para condutores da Uber. Nesse sentido, o app é a Calculadora de Ganhos com o MacroDroid.

Com essa calculadora, os celulares com sistema operacional Android realizam uma conta simples, capaz de fornecer ao motorista a informação de valor da corrida por km ou minuto. Ademais, o app é capaz de recusar automaticamente corridas de usuários da Uber que não chegam ao valor mínimo estipulado.

Uber se posicionou contra aplicativo

A Uber entrou com uma ação judicial contra o StopClub para tentar impedir que os condutores utilizem desse artifício. A ideia com a ação é “garantir a integridade da plataforma”, mantendo o mesmo número médio de viagens aceitas.

Além disso, a Uber deixou claro que o uso de ferramentas automatizadas é proibido na plataforma. Nesse sentido, é isso que acontece com o StopClub, que realiza o cálculo mencionado e pode cancelar a viagem automaticamente.

A Uber ainda continuou, declarando que “o funcionamento de robôs como esses viola os Termos Gerais de Uso da plataforma e prejudica usuários e motoristas parceiros, afetando a confiabilidade da plataforma como um todo.”.

Veja repercussão de uso do recurso do StopClub

Essa calculadora de ganhos e a recusa automática que o StopClub disponibiliza também serve para outros aplicativos, como o 99, por exemplo. No entanto, a única empresa a entrar com uma ação até o momento foi a Uber.

A companhia de transportes, além de pedir para que o recurso saia do ar, ainda solicita uma indenização por danos morais de até R$ 100 mil. Contudo, Luiz Gustavo Neves, CEO do StopClub, alega que a Uber está acusando-os de algo que não fazem.

Isso porque, além do que foi citado, a Uber ainda afirma que a outra empresa está ferindo a LGPD, por ter acesso aos dados dos usuários da plataforma. No entanto, Neves deixa claro que não recebe nenhuma informação para o servidor e não monetiza em cima do serviço.

Imagem: ShotPrime Studio / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital