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Usuários de Facebook e Instagram terão que PAGAR para usar as redes? Entenda o que Mark Zuckerberg quer fazer

Meta considera lançar versões pagas do Facebook e Instagram na Europa. Veja como essa mudança vai afetar os usuários.

Informações recentes relativas às ações da gigante de tecnologia, Meta, poderão trazer grandes novidades aos usuários do Facebook e Instagram. De acordo com o jornal The New York Times, a empresa estaria planejando introduzir versões pagas e sem anúncios de ambas as plataformas na Europa.

O plano da Meta, controladora das duas maiores redes sociais do mundo, parece ser uma manifestação direta para apaziguar as preocupações da União Europeia com relação à privacidade dos usuários. No entanto, ainda não houve a divulgação dos valores e datas para o lançamento dessas novas versões.

Por que a Meta optou por essa mudança?

Celular com aplicativo do Facebook aperto e atrás, fundo com o nome e símbolo da marca META
Imagem: Viacheslav Lopatin / Shutterstock.com

A pressão da União Europeia sobre a privacidade dos usuários é constante, e a Meta já sofreu punição anteriormente por práticas indesejadas. Em Maio de 2023, a empresa foi multada em R$ 6 bilhões por uso inadequado dos dados dos usuários.

Portanto, o surgimento de versões pagas das redes sociais sem anúncios pode ser uma forma de evitar futuros contratempos e de se adequar às premissas de privacidade impostas pelo bloco europeu.

Antecedentes da Meta na Europa

Esta não é a primeira vez que a Meta enfrenta problemas na Europa. A multa aplicada em 2023 representou a maior penalidade imposta pela União Europeia contra uma das grandes empresas de tecnologia. A Meta, controladora do Facebook e Instagram, teria violado a privacidade de seus usuários ao transferir informações pessoais para servidores dos Estados Unidos.

O Futuro das redes sociais na Europa

Com o intuito de evitar futuras punições, a Meta já iniciou certas medidas. Uma delas foi oferecer aos usuários europeus a chance de desativar publicidades direcionadas em suas redes sociais. Paralelamente, decidiu adiar o lançamento do Threads na região, por preocupações com as regulamentações da UE.

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Ao que tudo indica, a Meta pretende avançar com suas operações na Europa, mas de forma que esteja em conformidade com as leis de proteção de dados do bloco. A empresa, no entanto, ainda não emitiu uma declaração oficial a respeito dos planos de lançar versões pagas do Facebook e Instagram na Europa.

Imagem: Mundissima/ Shutterstock.com