Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Vai ficar mais barato para turista brasileiro usar cartão de crédito na Argentina

Boa notícia para o turista brasileiro que optar pelo uso do cartão de crédito na Argentina ao invés de pagar em dinheiro. Veja o que mudou

O uso do cartão de crédito na Argentina por turistas brasileiros se tornou a melhor opção de pagamento após as novas regras no câmbio que entraram em vigor. Isso porque o governo argentino criou uma medida para favorecer a compra com cartões de crédito e débito por brasileiros.

Mas, afinal, seria isso o fim do câmbio paralelo e um aumento no uso do cartão de crédito na Argentina por viajantes do Brasil? Entenda melhor como irá funcionar!

Câmbio e uso do cartão de crédito na Argentina por estrangeiros antes da medida

Anteriormente, qualquer turista brasileiro que optasse pelo pagamento em dólar americano em espécie costumava ter até o dobro de pesos do que o valor que se cobrava em transações via cartão de crédito ou débito.

Por exemplo, enquanto  a bolsa do dólar – conhecida por lá como dólar MEP – pagava mais de 300 pesos argentinos, o câmbio no uso do cartão de crédito na Argentina convertia para cerca de 210 pesos. Isso considerando os 6,38% do IOF e o spread bancário – lucro da empresa que realizava a negociação.

No novo formato, o câmbio do dólar MEP e do uso do cartão é bem próximo. Ou seja, é mais fácil e seguro para o turista usar o cartão. Por sua vez, o governo consegue ter maior controle sobre os dólares que circulam no mercado oficial da Argentina.

A medida já está valendo para todas as bandeiras de cartão de crédito e débito?

A opção do câmbio a partir do valor do dólar MEP já está em vigor. Contudo, de acordo com o ministro do Turismo argentino, Matías Lammens, apenas a bandeira Mastercard já opera com a nova taxa. Segundo ele, Amex e Visa irão adotar a mudança ainda esta semana.

A mudança irá valer para o uso do cartão de crédito na Argentina por brasileiros e turistas de qualquer outra parte do mundo. Porém, o foco em nosso país está no fato de que, entre janeiro e outubro de 2022, o número de turistas brasileiros no país vizinho já aumentou 65%.

Além disso, a Argentina é um dos países que não exigem visto de entrada para brasileiros.

Imagem: rarrarorro / shutterstock.com