Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Vale a pena optar pelo saque-aniversário do FGTS? Confira as vantagens e desvantagens

Confira aqui se é vantajoso optar pelo saque-aniversário do FGTS e quais são os lados negativos dessa decisão! Veja detalhes!

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito de todos os trabalhadores formais, com contratação de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Nesse sentido, os funcionários possuem uma reserva emergencial para que estejam protegidos em caso de demissão, por exemplo.

Sendo assim, a retirada desses valores ocorrem apenas em situações específicas. Mas, há uma modalidade especial possível para ter acesso à quantia: o saque-aniversário do FGTS. Com ele, o contribuinte pode sacar uma parte do dinheiro, mesmo sem a rescisão do contrato.

Entretanto, muitos brasileiros se questionam se o saque-aniversário do Fundo vale a pena. Portanto, confira a seguir as vantagens e desvantagens para quem opta por essa antecipação.

Como funciona o saque-aniversário do FGTS?

O saque-rescisão é o modelo tradicional de retirada dos valores do FGTS, quando o trabalhador consegue realizar a retirada integral do montante disponível na conta do Fundo. Desse modo, ele pode usar esse dinheiro se demitido sem justa causa para compra de casa própria, se tiver alguma doença grave ou aposentadoria.

Há, no entanto, a possibilidade do saque-aniversário quando o trabalhador migra para essa modalidade e cede o direito de tirar a quantia integral se houver rescisão de contrato. Assim, esse modelo permite o saque anual de até R$ 2,9 mil durante o primeiro e último dia útil do mês do nascimento. Nesse caso, é valido lembrar que a pessoa tem acesso somente à multa rescisória de 40% paga pelo empregador.

Ao optar pelo saque-aniversário, porém, o funcionário não está preso a essa modalidade, uma vez que é possível retornar ao saque-rescisão. Contudo, há um período de carência para essa alteração. Isto é, após realizar o procedimento de retornar para o modelo tradicional de retirada de valores, o trabalhador precisará aguardar 25 meses após a solicitação para que o saque-aniversário não esteja mais vigente.

Quais são as vantagens e desvantagens do saque-aniversário do Fundo?

Vantagens

  • Acesso anual ao FGTS;
  • Existe a possibilidade de adiantar várias parcelas do saque-aniversário de uma única vez;
  • Acesso ao dinheiro mesmo estando negativado;
  • Não é necessário desembolsar nada da conta corrente;
  • Com o FGTS como garantia, dá para conseguir taxas de juros mais baixas.

Desvantagens

  • Ao sair da empresa em que trabalha, não é possível sacar o saldo integral do FGTS;
  • Se houver desistência do saque-aniversário do Fundo, será preciso esperar 25 meses para o retorno ao saque-rescisão;
  • Se a pessoa não conseguir logo outro emprego, terá acesso a uma quantia menor para pagar as despesas mensais;
  • Só é possível acumular dinheiro no saldo do FGTS depois de quitar uma dívida;
  • Se houver o uso de todo o recurso do Fundo, o indivíduo precisa se perguntar se conseguirá poupar dinheiro de outra maneira.

Imagem: Ruth Black / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital