Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Seu nome pode estar sujo e você nem sabe; veja como descobrir AGORA

A inadimplência é um problema cada vez mais comum no Brasil. Veja três maneiras de descobrir se o seu nome ficou sujo e encerrar a dívida!

O índice de brasileiros inadimplentes aumentou significativamente nos últimos anos. Aliás, você sabia que o seu nome pode estar sujo e você nem sabe? Isso mesmo, por vezes as pessoas são vítimas de golpes, fraudes, erros de cobrança ou até mesmo esquecimento na hora de pagar contas e acabam com o nome negativado sem o próprio conhecimento.

Isso pode trazer muitos problemas na hora de pedir um empréstimo, fazer um cartão de crédito ou até mesmo comprar algo parcelado. Por isso, é muito importante que você consulte regularmente a situação do seu CPF nos principais órgãos de proteção ao crédito, como a Receita Federal, o SPC e o Serasa. A seguir, vamos ensinar a você como fazer essa consulta de forma rápida, fácil e gratuita. Confira!

Como descobrir se o nome está sujo

Existem diversas formas de consultar a situação do seu CPF e descobrir se o seu nome está negativado. Algumas das principais maneiras são por meio de consulta na Receita Federal, no SPC e no Serasa. Então, confira como acessar.

Receita Federal

Para consultar seu CPF, basta acessar o site da Receita Federal, preencher o campo indicado com o número do seu CPF e data de nascimento, além de clicar em “Consultar”. Em seguida, o site então apresentará o comprovante da situação cadastral no CPF indicado.

SPC

  • Acesse o site do SPC Brasil;
  • Caso ainda não tenha, crie seu cadastro e entre com sua conta;
  • Acesse o menu “Consultar CPF” para digitar o número;
  • Por fim, digite também a senha que você criou.

Pronto! Você vai ver se o seu CPF está negativado ou não. Caso esteja, você vai conferir os detalhes da dívida, por exemplo, o valor, data de vencimento e credor.

Serasa

  • Baixe o app do Serasa (disponível para Android e iOS);
  • Entre em sua conta ou crie uma, se ainda não tiver;
  • Clique na opção “Consultar CPF e score grátis”;
  • Escolha a opção “Meu CPF”;

Pronto! Você vai ver se o seu CPF está negativado ou não. Se assim estiver, você conseguirá visualizar os detalhes da dívida, tais como o valor, nome do credor e data de vencimento.

Agora que você já sabe como consultar o seu CPF nos principais órgãos de proteção ao crédito, não deixe de conferir periodicamente para evitar surpresas desagradáveis. Portanto, caso possua alguma dívida pendente, procure negociar com o credor o quanto antes para limpar o seu nome e recuperar o seu crédito.

Imagem: Prostock-studio / Shutterstock.com