Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Valor de transações via Pix cai na comparação mensal, mas número de transferências avança; veja

Dados divulgados pelo Banco Central apresentam trajetória de transações e valores relacionados ao Pix. Saiba mais!

Cada vez mais, o Pix populariza-se entre os brasileiros e já é visto como um dos principais meios de pagamentos do país. Isso com pouco mais de dois anos de existência no cenário financeiro. No entanto, no mês de setembro, o valor em reais de transações registrou queda. 

Em contrapartida, o número de transações efetuadas por meio do sistema de transferências instantâneas registrou aumento na comparação mensal. Ou seja, mais transferências foram realizadas, contudo, com valores mais baixos. 

De acordo com dados do Banco Central (BC), o número de transações realizadas pelas modalidades Pix Saque e Pix Troco também registrou uma pequena redução entre os meses de agosto e setembro. O valor, porém, apresentou leve aumento no período.

Transações via Pix: mês de setembro

Em setembro de 2023, os brasileiros realizaram cerca de 3,35 bilhões de transações via Pix. No mês de agosto, o número chegou a aproximadamente 3,27 bilhões. Assim, é possível verificar um aumento no número de transferências realizadas pelos brasileiros por meio da ferramenta do BC. 

Porém, o volume em dinheiro das transações, como exposto acima, registrou queda na comparação mensal. Em agosto, foram R$ 1.286.767, enquanto no mês mais recente, o montante alcançou R$ 1.277.205.

Veja também:

Aposentados e pensionistas podem fazer a prova de vida pelo app SouGov; veja como funciona

Transferências entre as regiões do país

O Banco Central ainda apresenta as estatísticas referentes ao uso do Pix entre as regiões do país. Nesse sentido, em setembro, o ranking ficou da seguinte forma: 

  1. Sudeste;
  2. Nordeste;
  3. Sul;
  4. Norte;
  5. Centro-Oeste. 
Mão segurando celular com logo Pix. Ao fundo, diversas notas de 50 reais
Imagem: Alexandre Tavares Silva / shutterstock.com

Portanto, a região Sudeste foi a que mais registrou transferências realizadas por meio do recurso do BC no mês. Já o Centro-Oeste, foi o que menos efetuou movimentações através da ferramenta no mesmo período analisado. 

No que se refere à faixa etária, as pessoas com idade entre entre 20 e 39 anos são aquelas que mais usam o Pix para as transações financeiras. Isso tem sido observado ao longo dos últimos meses.

Imagem: Alexandre Tavares Silva / shutterstock.com