Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Valor pago no Bolsa Família será maior este mês?

Entenda aqui se você, beneficiário do Bolsa Família, receberá menos neste mês de dezembro e o motivo para isso!

O benefício do Bolsa Família, distribuído no mês de dezembro, está previsto para vir com um acréscimo em relação aos meses anteriores. Isso por conta da inclusão dos pagamentos da última parcela do Auxílio Gás no ano.

Desse modo, o calendário para esses repasses já está disponível, a partir de publicação do governo federal. Sendo assim, o cronograma está com início em 11 de dezembro e término em 22 de dezembro, uma antecipação por conta das festas de fim de ano.

Ademais, é crucial notar que os valores do Bolsa Família podem variar, levando em conta a composição familiar, a quantidade de crianças e outros critérios estipulados. Porém, o montante mínimo do benefício é de R$ 600,00.

Datas de recebimento do Bolsa Família

Primeiramente, as datas de recebimento do Bolsa Família são determinadas pelo último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário. Dessa maneira, confira o calendário para dezembro:

Celular com o aplicativo do bolsa família na tela inicial.
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com
  • NIS final 1: 11 de dezembro;
  • NIS final 2: 12 de dezembro;
  • NIS final 3: 13 de dezembro;
  • NIS final 4: 14 de dezembro;
  • NIS final 5: 15 de dezembro;
  • NIS final 6: 18 de dezembro;
  • NIS final 7: 19 de dezembro;
  • NIS final 8: 20 de dezembro;
  • NIS final 9: 21 de dezembro;
  • NIS final 0: 22 de dezembro.

Como garantir o benefício?

Para garantir o recebimento e a continuidade do Bolsa Família, é fundamental seguir as diretrizes estabelecidas pelo governo, que incluem garantir a frequência escolar das crianças das famílias beneficiadas em até 85% e realizar o acompanhamento de mulheres lactantes.

Além disso, fazer o pré-natal para gestantes do núcleo familiar, promover campanhas socioeducativas para crianças em situação de trabalho infantil e manter a carteira de vacinação das crianças em dia.

Veja também:

Bolsa Família: prazo para acompanhamento médico termina dia 15; confira

Dessa forma, o aumento pontual no valor do Bolsa Família neste mês de dezembro reflete a preocupação em proporcionar suporte financeiro às famílias em situação de vulnerabilidade, ao mesmo tempo em que incentiva práticas essenciais para o desenvolvimento educacional e de saúde das crianças e gestantes envolvidas no programa.

Imagem: Jefferson Rudy / Agência Senado