Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsa Família: prazo para acompanhamento médico termina dia 15; confira

Apenas 24% dos beneficiários realizaram o acompanhamento médico do Bolsa Família nesta região. Confira como realizar o procedimento!

Uma das condicionalidades para manter os pagamentos do Bolsa Família é fazer o acompanhamento médico periodicamente. No entanto, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, até agora, apenas 24% dos beneficiários da capital do Mato Grosso do Sul realizaram o procedimento.

Para aqueles que ainda não cumpriram a condicionalidade do programa social no 2º semestre deste ano, o prazo vai até 15 de dezembro de 2023. Assim, é preciso se dirigir até uma unidade de saúde. Caso contrário, o pagamento do Bolsa Família pode ser suspenso.

Acompanhamento médico do Bolsa Família

Vale destacar que a avaliação semestral, uma exigência do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, é determinante para a continuidade do benefício. Dessa forma, cumprir essas condicionalidades em saúde é crucial para evitar interrupções no recebimento do Bolsa Família. 

Durante o atendimento, verificam-se o calendário vacinal e o estado nutricional (peso e altura) de crianças com até 7 anos. Também é feito o pré-natal para gestantes de todas as idades. Além disso, mulheres entre 14 e 44 anos também devem passar pela avaliação.

Mão segurando novo cartão do Bolsa Família.
Imagem: Divulgação / Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Onde podem ser feitos os atendimentos?

Atualmente, Campo Grande conta com 74 unidades básicas de saúde e de saúde da família distribuídas entre suas sete regiões urbanas. Assim, clique aqui para consultar o endereço mais próximo de sua casa.

Veja também:

Confira os pagamentos CONFIRMADOS do Caixa Tem até o final de dezembro

Além disso, vale destacar que é preciso cumprir outras condicionalidades para garantir os pagamentos do programa. São elas:

  • Frequência escolar mínima de 60% para crianças com idade entre 4 e 6 anos;
  • Frequência escolar mínima de 75% para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.

Por fim, clique aqui para conferir o calendário de pagamentos do Bolsa Família de dezembro.

Imagem: Divulgação / Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome