Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Vários imóveis terão desconto no IPTU em 2023: o seu está na lista?

Imóveis terão desconto no IPTU em 2023, mas somente para proprietários de uma cidade específica! Descubra qual é e se você tem direito.

O ano está chegando ao fim, e 2023 já bate na porta, inclusive com as obrigações anuais de todo brasileiro. E uma delas é o pagamento do IPTU, um tributo municipal cobrado todos os anos de proprietários de imóveis em zonas urbanas, cujo valor arrecadado fica no próprio município, que realiza obras e melhorias com o dinheiro.

Porém, o que talvez você não saiba é que existem alguns imóveis que possuem direito à desconto no IPTU 2023. Lembrando que, no caso deste imposto, cada cidade possui condições diferenciadas de pagamento, e também diferentes taxas cobradas.

Então, para saber quais serão os imóveis que terão desconto no IPTU 2023, e se você pode se beneficiar, confira o texto completo a seguir!

Saiba qual cidade dará desconto no IPTU em 2023

Desse modo, focaremos neste texto na cidade que ganhou o desconto, Porto Alegre. Esta cidade no Sul anunciou desconto no IPTU para diversos de seus moradores. Basicamente, o critério é que imóveis que promovem ações de sustentabilidade no município poderão obter desconto no IPTU 2023 de até 10%!

Contudo, para ter direito a este desconto, é preciso cumprir alguns requisitos. O primeiro deles é ter em mãos o certificado do Programa de Premiação e Certificação em Sustentabilidade Ambiental. Este documento atesta que o imóvel está realmente apto a receber o desconto no pagamento do IPTU 2023.

Segundo a prefeitura de Porto Alegre, além de oferecer um benefício para moradores da cidade, com uma economia neste fim de ano, a principal intenção da iniciativa é incentivar ações de sustentabilidade. Afinal, a certificação só é entregue a proprietários que promovam ações sustentáveis, com categorias de nível Ouro, Prata e Bronze.

Portanto, cada categoria representa uma quantidade de pontos, que dão direito a um determinado desconto no IPTU. Como exemplo dessas ações, podemos citar imóveis com telhados verdes, moradias com plantações nativas conservadas, imóveis com coleta seletiva, entre outros.

Por fim, para participar do programa, acesse o Portal de Licenciamento, vá em “Certificação Sustentável” e preencha o formulário. Em seguida, você já confere qual a certificação alcançada, e terá seu pedido analisado dentro de um prazo de 15 dias. Se tudo der certo, o certificado é enviado para o seu e-mail.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com