Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dinheiro esquecido: 6 lugares onde você pode ter valores a receber

Ainda que tenha valores a receber, é possível que a pessoa não saiba que possui este dinheiro esquecido. Saiba em quais lugares achá-lo.

Segundo a Serasa, em 2022, cerca de 67 milhões de brasileiros estão endividados. Porém, parte da população endividada pode aliviar sua situação financeira com a possibilidade de ter algum dinheiro esquecido.

Afinal, o trabalhador tem uma série de fundos e direitos, porém, por vezes, esse tipo de informação não é passada com o peso que deveria.

Dessa forma, é importante apontar os locais em que pode haver dinheiro esquecido pela população. Assim, quando estes valores existem, a pessoa pode organizar sua vida financeira. Seja para pagar dívida, fazer uma viagem ou realizar um investimento.

6 lugares para “encontrar” dinheiro esquecido

Em suma, é possível procurar o dinheiro esquecido de diferentes formas. No caso, o destaque vai para 6 opções. Elas são:

1. FGTS

Inicialmente, você deve procurar valores a receber pelo Fundo de Garantia do Tempo e Serviços (FGTS). Artifício importante dentro da previdência, o indivíduo pode esquecer essa opção e ter dinheiro escondido no FGTS.

Atualmente, existem 90 mil contas inativas do FGTS, o que reforça a possibilidade. Para realizar a consulta, basta acessar o site da Caixa.

2. Banco Central

Outra opção recorrente é o Banco Central, o BC. Em suma, o próprio Bacen tem disponibilizado para a população consultas para verificar se o CPF tem algo a receber.

Dessa forma, essa é uma alternativa interessante para quem está em dúvidas. Ainda de acordo com BC, a próxima consulta deve ocorrer em 2023, com R$ 4 bilhões sendo liberados para consulta da população.

3. INSS

Com a revisão dos benefícios do INSS, parte da população pode ter direito a ganhar valores por restituição. Ou seja, quando o valor existe, é pago pelos Tribunais Regionais Federais da região em questão. Caso existam dúvidas sobre a possibilidade de ter algum valor a receber, basta acessar o TRF da sua região.

4. Imposto de Renda

Ainda que a Receita Federal, órgão responsável pelo IR, tenha pago a restituição, existe a possibilidade do cidadão ter dinheiro esquecido. Para consultar e confirmar a existência, ou não, desse valor, basta acessar o site da Receita Federal.

5. PIS/Pasep

Após a revisão e abono salarial do PIS/Pasep, diversas pessoas passaram a ter débitos a receber. Segundo o FGTS, órgão responsável pela liberação, pessoas que trabalharam entre 2016 e 2020 podem receber valores referentes ao PIS/Pasep.

Dessa forma, a liberação dos valores vai acontecer no dia 29 de dezembro de 2022. Caso o cidadão não faça a consulta, pelo aplicativo Caixa Trabalhador, por exemplo, terá que esperar a divulgação da próxima data de liberação.

6. Loteria

Por fim, a loteria também é uma possibilidade para conseguir algum valor não esperado. Em suma, a pessoa pode jogar e ganhar, porém, por não conferir o comprovante acaba ignorando esse valor.

O prazo para sacar esse dinheiro esquecido é de 90 dias, sendo que a consulta pode ser feita pelo próprio site da loteria.

Imagem: Brastock / Shutterstock.com