Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja a lista dos 3 bancos que mais fazem sucesso entre moradores de favelas

Uma pesquisa recente comparou a popularidade dos bancos entre os moradores das favelas. Clique aqui para conferir.

Nos últimos anos, a economia digital e, em consequência, os bancos digitais têm assumido um papel de destaque entre os moradores de favelas brasileiras. Desse modo, o uso de aplicativos de bancos tradicionais e fintechs nessas comunidades é uma tendência em ascensão.

De acordo com o relatório de Tendências Publicitárias para 2024, elaborado pela NÓS – Pesquisas, 61% dos moradores de favelas já possuem uma conta digital. Além disso, 59% dos entrevistados afirmaram também possuir uma conta corrente. 

Essa população não só possui contas em bancos digitais, como também faz uso frequente dos aplicativos bancários. Existe, ainda, uma preferência por algumas instituições já conhecidas. Continue lendo para saber mais detalhes.

Aplicativos de bancos digitais na realidade dos moradores das favelas

Mão segurando celular com logo do Nubank na tela
Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com

Em termos de preferência entre os bancos digitais, o Nubank é o mais popular, liderando por sua utilização comum a 61% dos entrevistados. Em seguida, a Caixa aparece com 44%, e, em terceiro lugar, temos o PicPay, com 39%.

O estudo mostrou que 77% dos moradores da favela abrem o app do seu banco todos os dias. A facilidade de uso destes aplicativos foi citada por 43% dos entrevistados como um fator importante na escolha do banco.

No que diz respeito aos métodos de pagamento mais utilizados, o pix lidera com 77%, seguido pelo cartão de débito (55%), cartão de crédito (42%), dinheiro em espécie (17%), boleto bancário (9%) e transferência/doc (5%).

O empreendedorismo em alta

A pesquisa também destacou o empreendedorismo nas favelas, com as mulheres representando a maioria dos empreendedores dessas comunidades, compreendendo 61% do total. O comércio é o setor mais comum entre elas, seguido de serviços.

Veja também:

Anvisa lança edital para concurso com salário inicial de R$ 16 mil; veja como se inscrever

Nesse contexto, a maioria dos empreendedores faz a divulgação dos seus produtos e serviços (51%) através das redes sociais. Além disso, o estudo apontou também que 43% utilizam o WhatsApp para esse fim.

Imagem: J_UK / Shutterstock.com