Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja a lista dos 5 estados com mais bloqueios de celular no sistema Celular Seguro

Clique e confira agora a lista com os 5 estados que mais apresentaram registros no sistema Celular Seguro.

No primeiro mês após seu lançamento, o aplicativo federal Celular Seguro registrou mais de 11.500 alertas de bloqueio. Segundo dados do Ministério da Justiça, a ferramenta atraiu mais de 1,2 milhão de usuários entre 19 de dezembro de 2023 e 17 de janeiro de 2024.

Os números mostram um engajamento significativo dos usuários na plataforma: foram contabilizados 925.355 telefones cadastrados e 855.982 pessoas de confiança cadastradas. Além disso, os motivos de bloqueio mais frequentes foram roubo, com 5.231 ocorrências, seguido por furto (3.797), perda (2.447) e outros motivos (589).

Contudo, observou-se um aumento expressivo no número de pedidos de bloqueio durante a semana festiva de fim de ano, marcando a transição entre 2023 e 2024 com um alto índice de ocorrências relacionadas a esses dispositivos.

Regiões com maior número de registros

Celular Seguro, plataforma do Governo Federal.
Imagem: GaudiLab / Shutterstock.com

De modo geral, 5 estados lideraram o ranking com o aumento expressivo desses bloqueios. No dia 20 de dezembro, foram registrados mais de 1.100 pedidos de bloqueio via aplicativo. Menos de uma semana depois, no dia 27, contabilizou-se 746 pedidos.

Em primeiro lugar, temos o estado de São Paulo com o maior número de registros no Celular Seguro (3.150). Em seguida, temos o estado do Rio de Janeiro, que apresentou um quantitativo total de 1.508 registros.

Logo após, a Bahia surge com uma soma de 889 registros. Encerrando o ranking, temos Pernambuco, com 867, e Minas Gerais, com 745.

Como o Celular Seguro funciona?

O aplicativo Celular Seguro permite ao usuário bloquear o acesso de terceiros à sua linha telefônica e aplicativos de bancos em caso de roubo ou furto do dispositivo móvel. Além disso, a ferramenta facilita o envio de alertas para várias instituições parceiras do governo, como a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e diversos bancos.

Veja também:

Calendário de aditamento dos contratos do Fies é iniciado pela Caixa; confira

Os usuários podem baixar o aplicativo Celular Seguro gratuitamente na App Store e no Google Play. Com esses dados em mãos, as autoridades conseguem criar estratégias mais eficazes de combate aos crimes relacionados a dispositivos móveis.

Imagem: Tero Vesalainen / Shutterstock.com