Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja como o pagamento mínimo do cartão de crédito funciona

Entenda o funcionamento do pagamento mínimo do cartão de crédito e suas implicações financeiras para os usuários.

Em meio a uma conjuntura de instabilidade financeira, a opção pelo pagamento mínimo do cartão de crédito tem se tornado frequente durante a crise da pandemia. Mas nem sempre se compreende totalmente as implicações dessa escolha, que pode resultar em encargos e juros elevados, contribuindo para o aumento do montante da dívida.

A falta de clareza sobre as consequências do pagamento mínimo pode comprometer ainda mais a situação financeira dos indivíduos. Ressaltando a importância de uma abordagem cautelosa no gerenciamento das finanças pessoais.

O que é o pagamento mínimo do cartão de crédito?

Quando a fatura do cartão de crédito chega e não se dispõe do valor total para quitá-la, uma das alternativas oferecidas pelos bancos é o pagamento mínimo. Isso significa pagar uma quantia menor do que o total da fatura, evitando assim a inadimplência. O valor não pago é transferido para a fatura do próximo mês, porém com a adição de juros e taxas.

Antes de optar pelo pagamento mínimo, é fundamental entender como ele funciona e quais são suas implicações. O pagamento mínimo pode parecer atraente a curto prazo, mas pode levar ao acúmulo de dívidas a longo prazo.

Vários cartões de crédito em forma de leque. dívida no cartão de crédito
Imagem: Theethawat Bootmata / shutterstock.com

Os juros do crédito rotativo por exemplo, são considerados os mais altos do mercado e podem fazer a dívida aumentar rapidamente, especialmente se houver uso contínuo do crédito rotativo. Sendo assim, acaba não sendo uma boa ideia.

Alternativas mais econômicas

Existem algumas alternativas mais econômicas ao pagamento mínimo do cartão, que podem ajudar a retomar o controle financeiro e evitar o endividamento. Uma delas é o parcelamento da fatura. Essa opção é oferecida por muitos bancos e permite que o valor da fatura seja dividido em várias parcelas fixas, geralmente com juros mais baixos do que os do crédito rotativo.

Veja também:

Saiba como pagar suas dívidas com o seu FGTS parado

Para evitar o pagamento mínimo e manter a saúde financeira em dia, alguns conselhos práticos podem ser úteis. Primeiro, é importante tentar manter os gastos do cartão de crédito dentro do orçamento. Monitorar regularmente os gastos pode ajudar a evitar surpresas quando a fatura chega.

Imagem: Alexandre Zorek / Shutterstock.com