Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conta bancária pode ser bloqueada em caso de dívida?

Saiba mais informações sobre a possibilidade de um devedor ter a sua conta bancária bloqueada em razão de uma dívida!

A inadimplência financeira gera muita preocupação entre os brasileiros. Devido a esse problema, o judiciário e outras instituições financeiras têm tomado medidas para reaver o valor devido por essas pessoas. Logo, é possível ter a conta bancária bloqueada por causa da dívida?

Dessa forma, saiba mais informações sobre quais são esses procedimentos que credores podem tomar em relação a um débito não pago pelo devedor. Continue a leitura!

Inadimplentes podem ter a conta bancária bloqueada em razão de uma dívida?

Mulher com expressão preocupada vendo sua conta bancária no celular
Imagem: Pheelings media / Shutterstock.com

Sim, é possível que isso aconteça. Ademais, esse é o primeiro passo tomado pelo judiciário em caso de inadimplência. Porém, muitas vezes, essa estratégia acaba não sendo efetiva já que a pessoa pode não ter saldo suficiente em suas contas. Nesses casos, uma segunda tentativa é a penhora de bens, que podem ser tanto móveis quanto imóveis.

Sobre a penhora de bens, é importante esclarecer que bancos e outras instituições financeiras podem tomar imóveis que ainda estão sendo financiados sem a necessidade de decisão judicial, conforme autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Veja também:

Setor de tecnologia continuará com demissões em massa em 2024

Da mesma forma, empresas e bancos podem tomar automóveis colocados como garantia em financiamentos caso haja atraso no pagamento das parcelas.

Algumas medidas são atípicas

Ainda, se o devedor não possuir nenhum bem em seu nome passível de penhora, existem ainda algumas medidas consideradas atípicas, como a apreensão do passaporte e da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Logo, há a aplicação dessa estratégia quando todas as outras medidas típicas para a recuperação do valor devido na execução se mostraram ineficazes.

Além das ações citadas, o devedor também corre o risco de ter seu nome negativado, o que pode acarretar problemas ainda mais graves, como a dificuldade para obter empréstimos, aumentar limites de cartões de crédito e até mesmo para efetuar compras parceladas.

Portanto, é fundamental manter em dia os pagamentos e se organizar financeiramente para evitar o atraso de quaisquer contas.

Imagem: Pheelings media / Shutterstock.com