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Vendas online registram altas em todos os segmentos no 3T23 e estão acima do patamar pré-pandemia; veja

Dados do FGV IBRE apresentam evolução das empresas que atuam com vendas online ao longo dos últimos anos. Saiba mais!

Cada vez mais, as varejistas adaptam seus canais para atender os consumidores no ambiente digital. Não à toa, muitos brasileiros já preferem realizar suas compras em lojas online do que sair de casa para ir até uma unidade presencial. A facilidade e o preço são dois dos inúmeros fatores que contribuem para o avanço desse cenário. 

Segundo dados divulgados pelo FGV IBRE, o indicador de vendas online mostra uma realidade bastante positiva para o setor, com resultados que superam aqueles obtidos no período pré-pandemia. Isso para todos os segmentos do varejo. 

Nesse sentido, é possível observar uma melhora no percentual que se refere às vendas das empresas que são realizadas online e também na evolução deste tipo de comércio entre os segmentos do varejo. 

Aumento das vendas online 

Com base nas informações divulgadas pelo instituto, o aumento das vendas online ao longo dos últimos meses é generalizado entre os segmentos, na comparação entre o período de pré-pandemia e o cenário atual. Confira:

  • Hipermercados e Supermercados: de 4,2% para 10,4%;
  • Tecidos, Vestuário e Calçados: de 7,2% para 11,8%;
  • Móveis e Eletrodomésticos: de 12,6% para 14,7%;
  • Material para construção: de 15,1% para 20,4%; 
  • Veículos, motos e peças: de 10,3% para 16,7%. 

Diante dessa realidade, é possível perceber o impacto da crise sanitária para o varejo, que precisou se readaptar e se desenvolver ainda mais nos canais digitais para atender às demandas da população.

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laptop e miniaturas de caixas de compras online
Imagem: William Potter/ Shutterstock.com

Crescimento no percentual de vendas 

De modo mais geral, o indicador apresenta um crescimento no percentual de vendas obtido no formato online ao longo dos trimestres. Sendo assim, neste ano, a trajetória foi de alta em todos os trimestres, bem como no ano passado. 

Desse modo, no 1T23, o percentual era de 11,9%. Já no seguinte, passou para 13,1% e agora, mais recentemente, no 3T23, o contingente chegou ao maior valor de 2023, com 15,1% de vendas online. 

Imagem: William Potter/ shutterstock.com