Atenção, motoristas: novo semáforo começa a ser instalado; veja o que muda no trânsito
Um novo semáforo já chama a atenção de diversos motoristas. Saiba mais sobre esse equipamento presente nas vias públicas!
Os motoristas mais atentos já devem ter notado há um novo tipo de semáforo nas vias públicas. Em São Paulo (SP), por exemplo, já existem 152 deles. Trata-se dos semáforos com borda amarela.
Esses equipamentos são “inteligentes”, ou seja, conseguem fazer o envio de informações importantes para a central que os controla, a fim de melhorar o trânsito. Saiba mais sobre esse tipo de sinalização a seguir.
Novos semáforos com borda amarela aparecem em São Paulo

Mauricio Nastari, gerente de iluminação pública da SP Regula (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo), falou ao portal UOL sobre a funcionalidade desse novo tipo de semáforo. Segundo ele, o foco dessa troca é ajudar na redução de congestionamentos.
Veja também:
Os novos aparelhos possuem um sistema capaz de captar imagens através de uma câmera e transformar em dados. Logo, os algoritmos poderão ajustar o tempo de “abertura” e “fechamento” da sinalização conforme a quantidade de carros, ajudando a melhorar o fluxo dos veículos nas vias públicas.
Em São Paulo, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) já faz a programação prévia desse tempo mínimo e máximo. Assim, o novo semáforo consegue fazer essa aplicação de maneira automática para melhorar a fluidez do trânsito.
Quais são as demais vantagens?
Além da automatização do tempo entre os sinais verde e vermelho, o novo semáforo está conectado com outros equipamentos através de fibra óptica e chips de telefonia. Portanto, monitorar o funcionamento deles ficou mais fácil.
Em caso de necessidade de reparos, por exemplo, o envio de equipes se torna mais ágil. Isso pode acontecer em casos de falta de energia ou por furtos de cabos elétricos.
Por fim, segundo a SP Regula, há expectativa de que 270 cruzamentos na capital paulista já tenham o novo semáforo funcionando até o final deste ano.
Imagem: ako photography / Shutterstock.com