Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Versões paralelas do WhatsApp estão infectando celulares com vírus

Sem dúvida, o WhatsApp tornou a forma de comunicação muito mais prática. O aplicativo faz parte do dia a dia de muitas pessoas e, assim, é utilizado gratuitamente para envio de mensagens, participar de grupos, enviar arquivos, fazer chamadas de voz ou de vídeo e até mesmo realizar pagamentos. 

O sucesso do WhatsApp é tanto que, segundo dados do Facebook, o aplicativo possui mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo. Sendo que, apenas entre 2016 e 2020, cerca de 1 bilhão de usuários passaram a fazer parte da plataforma. 

Ademais, o portal Messenger People afirma que o Brasil é o segundo país que mais possui contas no WhatsApp, com 147 milhões de contas cadastradas. Nesse sentido, 99% dos smartphones no Brasil possuem o app instalado. Mas, baixar o WhatsApp tem sido perigoso aos aparelhos e, nesta matéria, você saberá o porquê. 

Alerta de vírus: cuidado ao baixar versões paralelas do WhatsApp

Existem algumas versões do WhatsApp que apresentam características consideradas interessantes pelos usuários, como variações de fontes, opções de cores, dentre diversas personalizações do aplicativo. Além disso, esses modelos diferenciados ainda podem apresentar uma privacidade maior. 

Na maioria das vezes, quem utiliza essas versões são as pessoas mais jovens. Assim, é possível se destacar entre os demais e ter uma experiência singular com o app. 

Porém, o que aparenta ser atrativo pode ser um verdadeiro perigo.  Já que essas variantes do WhatsApp são versões paralelas e não oficiais. Dessa forma, aplicativos como  “YoWhatsApp” e “WhatsApp Plus” são falsos e, ainda, carregam um vírus conhecido como “Trojan Triada”.

Esse vírus se apropria dos dados contidos no celular e, assim, bloqueia o sistema Android. Ademais, ao portar esse malware são feitos downloads automáticos, sem o consentimento do dono do smartphone. Além disso, os cibercriminosos podem ter acesso às informações contidas no aparelho, comprometendo a sua segurança.

Como manter seu smartphone seguro

A primeira dica para manter a segurança do seu celular é não baixar versões paralelas do WhatsApp. Aliás, é de suma importância não realizar o download de qualquer outro aplicativo não oficial. Portanto, siga também as seguintes orientações para deixar o seu celular sempre seguro:

  • Não compartilhe suas senhas, seu CPF e informações financeiras por e-mail ou mensagens;
  • Crie senhas fortes, com letras maiúsculas, números e caracteres especiais para que seus dados estejam sempre protegidos;
  • Não conecte seu celular em redes Wi-Fi públicas que não são de confiança;
  • Tenha o hábito de atualizar o sistema operacional do seu aparelho e seus aplicativos. Assim, será possível estar em dia com os updates de segurança.

Imagem: Eliseu Geisler/ shutterstock.com