Via ou Casas Bahia? Entenda o motivo da mudança de nome da empresa
Antiga Via realiza mais uma troca de nome e, agora, chama-se Grupo Casas Bahia. Entenda o motivo da troca e o momento da companhia!
Após diversas mudanças de nomes, o antigo “Via Varejo” (depois Via), acaba de realizar mais uma troca, voltou para as origens e, agora, torna-se o “Grupo Casas Bahia”. A alteração acontece 2 anos após a última troca. Por esse motivo, o código de negociações da companhia na bolsa de valores, a partir desta quarta-feira (20), passará a ser BHIA3.
Entre o guarda-chuva de marcas, também é possível encontrar, no grupo, o Ponto (antigo Ponto Frio), Extra.com, Bartira (empresa de móveis), além do ASAPLog (empresa de logística) e banQi (carteira digital para os clientes das Casas Bahia). Confira mais detalhes sobre a mudança a seguir!
Motivo da mudança de Via para Grupo Casas Bahia

A ideia com essa troca de nomes é uma tentativa de realizar um reposicionamento da marca em um período de reestruturação financeira e de modelo de negócios. Tudo isso é resultado gerado pela grande crise financeira que a empresa enfrenta há alguns anos.
Assim, além de retomar o nome para “Grupo Casas Bahia”, também retomará o seu slogan muito conhecido: “dedicação total a você”. A ideia é voltar a fixar a marca no imaginário dos consumidores. Além dessas mudanças, a empresa liberou 780 milhões de novas ações no mercado.
Com isso, pretendiam levantar cerca de R$ 1 bilhão de arrecadação, mas, o resultado foi pior do que o esperado: R$ 620 milhões. Esse é um péssimo sinal para a companhia, já que mostra que o mercado e os investidores não estão muito confiantes com a mudança. Desde o anúncio, feito na última terça-feira (12), as ações caíram cerca de 30%.
Crise financeira na companhia
No segundo trimestre de 2023, o Grupo Casas Bahia enfrentou prejuízos de R$ 492 milhões, totalizando o quarto período consecutivo. Ainda que seja um período desafiador para todas as empresas do varejo, por causa da alta de juros, a empresa segue com plano de reestruturação.
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Em agosto, a companhia anunciou o fechamento de cerca de 100 lojas físicas, além da demissão de 6 mil funcionários. Além disso, também anunciou uma mudança em seus estoques, deixando-os mais atrativos para seus funcionários. Por fim, a mudança de nome vem para finalizar todo esse planejamento para reestruturar o conglomerado.
Imagem: Orlando Neto / Shutterstock.com