Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Viagem de férias paga pela empresa? Veja instituições que oferecem este benefício

Descubra empresas que proporcionam viagens de férias pagas como benefício aos funcionários. Veja se você trabalha em uma delas!

Em cenário pandêmico, alguns benefícios de férias dados por empresas para seus colaboradores vêm passando por adaptações e melhorias. Uma das tendências atuais que se destacam, é a concessão de orçamentos para que os funcionários viajem e conheçam o mundo sem precisar pagar do próprio bolso.

Esses programas de incentivo, além de proporcionarem experiências inesquecíveis, favorecem também as contas bancárias dos beneficiados, já que, pouco se gasta para aproveitar uma praia sob o sol, uma caminhada com uma vista espetacular, ou ainda, a culinária de uma cidade estrangeira.

Empresas que oferecem viagens de férias

Inicialmente, essa tendência de viabilizar viagens aos funcionários surgiu em empresas relacionadas ao turismo, como no caso da Airbnb e da Expedia. A primeira oferece aos colaboradores 2 mil dólares anuais para custear viagens, enquanto a segunda repõe variações de 1,250 a 1,750 dólares por ano aos funcionários para despesas de viagem.

Funcionário de escritório descalço e feliz com chapéu de sol, óculos escuros e anel de natação sentado na mesa e bebendo coquetel, enquanto espera por férias de verão.
Imagem: Studio Romantic/shutterstock.com

Entretanto, todas essas variedades de incentivos visam primordialmente uma coisa: atração e retenção de talentos nos mais diversos setores.

Outros setores adotam estratégia semelhante

O aplicativo de agendamento Calendly, por exemplo, permite a bolsa anual de 1.000 dólares para hotéis, voos ou aluguel de carros. Já a empresa de software Bamboo HR, oferece o que eles chamam de “férias remuneradas pagas”.

Esses benefícios de viagem também se tornam particularmente interessantes nos Estados Unidos, onde férias remuneradas não são uma garantia legal e quase metade dos trabalhadores que têm esse privilégio não o usufrui por completo.

Vantagens e desvantagens desses incentivos

Muitos funcionários acham essa tendência interessante, mas precisamos fazer importantes ponderações. Para trabalhadores que são pais ou cuidadores, por exemplo, esses incentivos podem não ser tão atraentes.

Além disso, em um cenário de crescente conscientização sobre a sustentabilidade, as empresas que oferecem essas vantagens também precisam pensar em maneiras de equilibrar o incentivo às viagens gratuitas e a consideração das questões climáticas.

As vantagens não devem ser usadas como uma alternativa para resolver problemas maiores no ambiente de trabalho e uma cultura organizacional forte e eficaz. No entanto, espera-se que cada vez mais empresas adotem essa tendência, firmando compromissos com o bem-estar financeiro e mental de seus funcionários.

Imagem: Prostock-studio / Shutterstock.com