Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Visa fecha acordo e compra fintech sueca open banking Tink

Alguns especialistas em tecnologia financeira afirmam que a compra da Tink pela Visa, pode trazer preocupações de autoridades de defesa da concorrência.

0

Na última quinta-feira (24), a Visa anunciou um acordo para efetuar a compra da plataforma europeia de open banking Tink. O valor da negociação foi de 1,8 bilhão de euros (ou seja, 10,656 bilhões de reais). Esse fato ocorreu meses após a Visa ter desistido de comprar a rival norte-americana Plaid.

Visa fecha acordo e compra fintech sueca open banking Tink

Criada em 2012, a plataforma europeia de open banking Tink possibilita aos bancos e demais instituições financeiras compartilhar e acessar os dados de consumidores. Por meio de seu sistema, a empresa disponibiliza uma forma mais simples de efetuar essa operação.

A Tink é utilizada por mais de 3.400 bancos e demais instituições. Além disso, a plataforma tem mais de 250 milhões de clientes na Europa. As regras da União Europeia com relação ao open banking exigem que os bancos liberem o acesso dos dados dos clientes por terceiros. Dessa forma, amplia-se no mercado a competição entre as instituições.

No entanto, alguns especialistas em tecnologia financeira afirmam que a compra da Tink pela Visa, pode trazer preocupações de autoridades de defesa da concorrência. Eles acreditam que possa ocorrer algo parecido ao que aconteceu com a Plaid. 

De acordo com Simon Taylor, cofundador da consultoria de fintechs 11:FS, “a Europa é um mercado de open banking muito diferente em relação aos Estados Unidos”. Além disso, ele afirma que “a Tink é uma das maiores empresas na área e muitas das preocupações que levaram a uma investigação do acordo Visa-Plaid podem se aplicar aqui”.

Já Josh Bell, da Dawn Capital, uma companhia de investimentos de risco que apoiou ambas as empresas, diz que “com a Tink e a iZettle, a Suécia produziu as duas maiores transações de fusão e aquisição envolvendo fintechs”. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Primakov / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...