Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Compartilhamento de dados no Open Banking inicia a partir de 15 de julho

Saiba mais sobre a segunda fase do Open Banking.

0

O Open Banking do Banco Central (BC) é uma das grandes promessas para 2021. A partir de 15 de julho, o cronograma de implementação desse sistema dá início a sua segunda fase. Nela, vai ser possível o compartilhamento de dados cadastrais e transacionais de clientes. No entanto, para isso, a instituição deve ter o consentimento por parte dos usuários. 

Compartilhamento de dados no Open Banking inicia a partir de 15 de julho

Nesta segunda fase, que deve iniciar em 15 de julho, vai ocorrer o compartilhamento de informações de cadastro e transações bancárias diretas entre as diferentes instituições financeiras. Dessa forma, é nesse momento que inicia na prática o uso do Open Banking pelos clientes. 

Por meio do Open Banking, o brasileiro vai poder contar com soluções financeiras bastante interessantes. Como, por exemplo, se uma pessoa faz um empréstimo no “Banco A”, porém movimenta o seu dinheiro no “Banco B”. Com o novo sistema, o usuário vai poder permitir ao Banco A debitar o valor da parcela diretamente no Banco B. Dessa forma, a pessoa não precisa ficar fazendo Pix, TED ou DOC, para o Banco A para pagar a parcela.

Seja membro

De acordo com João Boos, Head de Comercial e Expansão da Franq, “até a terceira fase, o open banking brasileiro é muito similar ao australiano e canadense, que são os mais abrangentes. Mas na quarta fase, o open banking brasileiro vai para outro nível – tudo que falarmos de transações dentro do mercado financeiro poderão ser compartilhadas”.

Em suma, na quarta fase, prevista para 15 de dezembro, o Open Banking deve estar 100% funcionando. Dessa forma, deve receber a expansão do escopo de dados para abranger operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência complementar aberta.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Wright Studio / Shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.