Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Vitória de Lula e a queda do dólar: qual é a relação?

Com a definição das urnas no dia 30, o mercado financeiro fechou com uma queda do dólar. Entenda a relação entre os fatos e a vitória de Lula!

No último dia antes das eleições, a cotação do dólar fechou em R$ 5,29. Já na última sexta-feira (4) fechou em queda de 1,25%, com valor cotado de R$ 5,062. Assim, percebemos que desde o resultado das eleições a cotação caiu quase 5%.

São vários fatores que influenciam os resultados nos valores das moedas, mas em relação aos resultados das eleições, podemos observar que o fator político colaborou. Entenda melhor!

O dólar e a incerteza sobre o governo

O fato politico proporcionou interferências também nos resultados apresentados por empresas como a Petrobras e a Renner, além de dados alarmantes de desemprego nos Estados Unidos.

Podemos incluir nessas observações o aumento de juros do Fed, o banco central americano, que afeta diretamente o dólar. Sem deixar de fora tudo que foi noticiado sobre a vacinação na China.

Vale lembrar que, antes mesmo da vitória de Lula, o Real foi a moeda, entre os principais países emergentes, que mais se valorizou frente ao dólar.

Portanto, quanto mais dólar entra no país, mais seu valor diminui em relação ao Real, logo, é necessário considerar que a percepção de risco para investidores estrangeiros, em relação a sustentabilidade das contas públicas, influencia nas tomadas de decisões.

Como observado até aqui, as negociações para transição do governo caminham bem. Além disso, as contestações sobre os resultados diminuiu, assim, a perspectiva de que a gestão de Lula é capaz de socorrer as relações comerciais do Brasil atrai capital estrangeiro para o país. Mesmo com riscos envolvendo a política fiscal e diretrizes econômicas do próximo governo.

Imagem: RomanR/shutterstock.com