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Vivo tem lucro de R$ 1,31 bi e eleva meta para o aumento de fibra óptica

A Telefônica Brasil divulgou os resultados financeiros do 3º trimestre de 2021. A controladora da Vivo teve um lucro de R$ 1,31 bilhão. O fato representa um crescimento de 8,5% na comparação anual. A operadora conseguiu um bom desempenho com a elevação de clientes de telefonia móvel e revisou a meta para o aumento da rede de fibra óptica.

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Abaixo, confira os principais indicadores financeiros da Vivo para o 3º trimestre de 2021, e a comparação com o mesmo período de 2020.

Indicador 3° trimestre de 2021 3° trimestre de 2020 Diferença
Receita operacional líquida R$ 11,03 bilhões R$ 10,79 bilhões +2,2%
Lucro líquido R$ 1,31 bilhão R$ 1,21 bilhão +8,5%
Capex (investimentos) R$ 2,15 bilhões R$ 1,80 bilhão +19,3%
Número de clientes (total de acessos) 94,42 milhões 93,71 milhões +4%

Em suma, o segmento móvel é soberano na geração de receitas para a Vivo. Ele foi responsável por R$ 7,39 bilhões do faturamento. E isso, diz respeito a uma alta de 3,2% em comparação com o mesmo período de 2020.

A Vivo conseguiu crescer a base de acessos móveis para 82,2 milhões de linhas, o que representa uma alta anual de 7,2%. O maior crescimento foi no segmento pós-pago, com adição líquida de 9,4%. A categoria de serviços é a mais importante para as operadoras, já que o gasto médio mensal por usuário costuma ser maior que no pré-pago.

Por fim, a Vivo diminuiu o gasto médio mensal por usuário. Em média, os clientes da operadora pagam R$ 27,8 por mês com serviços de celular (-2,4%). A operadora terminou o trimestre com a cobertura de celular em 4.991 municípios, dos quais 4.169 possuem tecnologia 4G.

Crescimento de 39,2% em clientes

Ao considerar todo o segmento fixo, a Vivo encerrou o trimestre com 15,17 milhões de acessos. E assim, teve uma queda de 10,8% na comparação anual.

Considerando todo o segmento fixo, a Vivo terminou o trimestre com 15,17 milhões de acessos, queda de 10,8% na comparação anual. O saldo negativo de desconexões representa acessos de tecnologias antigas, como voz fixa, banda larga com tecnologia xDSL e TV por assinatura via satélite.

O cenário muda quando se trata de tecnologias mais recentes. A Vivo teve alta de 7,4% nos clientes FTTx, que incluem acessos com fibra óptica até a casa do cliente (FTTH) e par metálico (xDSL) da antiga GVT.

Dos 5,43 milhões de clientes FTTx, cerca de 4,35 milhões recebem a fibra óptica dentro de casa. Essa modalidade teve crescimento anual de 39,2%. A tecnologia também permite TV por assinatura via IPTV, e são 918 mil contratos desse serviço (+7,4%).

No acumulado anual, a Vivo destaca que teve mais adições líquidas de fibra nos nove primeiros meses de 2021 em comparação com todo o ano passado. São 978 mil novos clientes da Vivo Fibra, que gastam em média R$ 90,2 por mês com o serviço de banda larga.

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Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com