Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Voa Brasil: aposentados do INSS e alunos do ProUni vão poder viajar por apenas R$ 200; entenda

Descubra o Voa Brasil, programa do governo que promete passagens aéreas mais baratas para quem nao viajou no último ano.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta terça-feira (9/1) o lançamento do Voa Brasil, programa do governo federal pensado para viabilizar passagens aéreas mais baratas. A princípio, serão beneficiados os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganhem até dois salários mínimos, e estudantes do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Com lançamento previsto para o fim de janeiro ou começo de fevereiro, o Voa Brasil tem como objetivo ampliar o acesso ao transporte aéreo no Brasil. O ministro adiantou que, inicialmente, a prioridade será para quem não tiver viajado de avião nos últimos doze meses. Portanto, a meta é tornar disponível a compra de passagens no começo de fevereiro, custando até R$ 200.

Pensionistas fora do Voa Brasil

Ainda que inicialmente o desejo fosse oferecer o programa também para pensionistas, Silvio Costa esclareceu que eles não puderam ser incluídos, dada a limitação de recursos inicial. Ainda assim, a longo prazo, esse será um dos públicos incorporados.

“É um programa com começo, meio e fim. Não temos condição do dia para a noite de ampliar mais setores, mas a gente gostaria”, explanou o ministro.

Pessoas indo viajar
Imagem: NicoElNino / shutterstock.com

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou seu perfil no X (antigo Twitter), na manhã de quarta-feira (10), para comentar sobre o programa Voa Brasil. Ele criticou o governo anterior e apontou os planos para a construção do túnel entre Santos, além de mencionar a criação do Voa Brasil.

Veja também:

Está com problemas no CPF? Saiba como regularizar a situação

Em seu post, Lula salientou a necessidade de combater aumentos abusivos em passagens aéreas, e como o programa pode ajudar nisso. Assim, ele também relembrou a redução no valor do Querosene de Aviação (QAV) como um dos fatores que permitiram a criação do Voa Brasil.

Expectativas para o programa

Por fim, as expectativa do governo é que o Voa Brasil potencialize significativamente o acesso ao transporte aéreo. O foco é atender grupos que, historicamente, encontram mais dificuldades em acessar esse tipo de serviço. Além disso, busca-se uma melhora na qualidade do transporte aéreo como um todo, por meio da redução dos custos associados a ele.

Desse movo, as iniciativas, como o lançamento do Voa Brasil e a redução no QAV, são um sinal claro de que o governo atual busca fortalecer o setor aéreo brasileiro e torná-lo mais acessível para a população em geral.

Imagem: Dima Moroz / Shutterstock.com