Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Você tem dívidas do Fies? Saiba como negociá-las com desconto

Recentemente, o presidente Lula sancionou o programa de renegociação de dívidas do Fies. Confira como negociar com desconto!

Criado pelo governo federal em 2004, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) tem o intuito de ajudar os estudantes universitários de baixa renda a pagar suas mensalidades (integral ou parcial) em instituições privadas de ensino superior.

Assim, de acordo com o Ministério da Educação, atualmente, há 1,2 milhão de contratos inadimplentes no país, totalizando um saldo devedor de cerca de R$ 54 milhões. 

Diante disso, na última quarta-feira (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o Projeto de Lei n° 4172, que altera a Lei nº 10.260, instituindo uma espécie do programa de renegociação de dívidas como o “Desenrola Brasil”. Confira mais detalhes!

Renegociação de dívidas do Fies

Hoje (6), o ministro da Educação, Camilo Santana (PT) afirmou que as agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil darão início a renegociação das dívidas do Fies nesta terça-feira (7). 

Veja também:

Mesmo com preço alto das passagens aéreas, 65% dos brasileiros pretendem viajar de avião nos próximos meses

Segundo Camilo, o presidente Lula quer que as renegociações do programa sejam feitas o mais rápido possível. Dessa forma, tanto a Caixa quanto o Banco do Brasil farão atendimentos via 0800. Além disso, neste mês, as instituições financeiras também irão lançar um sistema para operacionalizar as renegociações do programa.

Celular aberto com o logo do Fies.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Como negociar as dívidas com desconto

Portanto, aqueles que têm dívidas vencidas e não pagas com o Fies poderão pagá-las com descontos. Por fim, estas são as informações divulgadas pelo Serasa:

Para débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias em 30 de junho de 2023:

  • Até 100% de desconto sobre encargos (juros e multas);
  • Até 12% de desconto sobre o valor pendente para pagamento à vista;
  • Até 100% de desconto nos encargos para parcelamento em até 150 meses.

Para débitos vencidos e não pagos a mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, desde que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021:

  • Até 99% de desconto no valor da dívida para pagamento em até 15 parcelas sucessivas.

Por fim, para débitos vencidos e não pagos mais de 360 dias em 30 de junho de 2023 que não façam parte do CadÚnico, nem tenham recebido o Auxílio Emergencial:

  • Até 77% de desconto no valor da dívida e parcelamento em até 15 meses.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com