Mesmo com preço alto das passagens aéreas, 65% dos brasileiros pretendem viajar de avião nos próximos meses
Pesquisa sobre intenção de viagem dos brasileiros mostra que mais de 60% pretendem adquirir passagens aéreas futuramente. Entenda!
No decorrer deste ano, os brasileiros viram os preços das passagens aéreas subirem de forma significativa. Na verdade, esse movimento tem sido observado desde a retomada das atividades turísticas após a emergência da Covid-19.
Para se ter ideia, segundo o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do mês de outubro, a categoria das passagens registrou alta de 23,75% e foi a responsável pelo maior impacto no resultado final da prévia da inflação no período.
Ainda assim, de acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, mais de 60% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos meses acreditam que realizarão a viagem em aviões. Ou seja, vão precisar adquirir uma passagem aérea.
Viagem nos próximos meses
Com base nas informações divulgadas pelo levantamento, ao serem questionados sobre o meio de transporte da próxima viagem a ser realizada nos próximos meses, as respostas foram as seguintes:
- Avião: 65%;
- Carro próprio: 26%;
- Ônibus: 15%;
- Carro alugado/motorista contratado: 7%.
Em contrapartida, os brasileiros apontaram que o principal fator na hora de decidir um destino para visitar é justamente o preço (56%).

Compra de passagens aéreas
Ainda conforme dados do estudo, quando se refere às passagens aéreas, 44% alegaram que realizaram a compra por meio de uma plataforma que trabalha com milhas. Dentre esses, em 76% dos casos, os entrevistados adquiriram uma nova passagem com data marcada e escolhida de acordo com os próprios planos.
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Um dado que chama a atenção a respeito do tema é o percentual de pessoas que encontraram problemas com esses tipos de site. Ao todo, foram 41%, sendo que os principais problemas apontados foram:
- Promoção cancelada: 25%;
- Reembolso negado: 25%;
- Voos cancelados: 24%;
- Passagens não emitidas: 23%.
Não à toa, apenas 24% disseram confiar em sites que vendem passagens por meio de milhas. Neste cenário, a confiança é bem maior em companhias (86%) e agências de viagens (60%).
Imagem: TravnikovStudio / Shutterstock.com