Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Volta da pandemia de covid? Nova variante ameaçadora já é encontrada em 6 países

Nova versão do vírus está em circulação desde julho. Cientistas afirmam que a mutação deve ser observada com atenção. Confira aqui!

A presença de uma nova variante do vírus Covid-19 já foi identificada em seis países. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Suiça, Dinamarca, África do Sul, Israel, Reino Unido e Estados Unidos já notificaram casos dessa mutação.

A variante é conhecida como BA.2.86, uma ramificação de outra mutação da Covid, a ômicron. Esse vírus contém 35 novas partes a mais do que a última variante de destaque, a XBB.1.5, responsável pela maioria dos casos da doença em 2023. Mesmo assim, os números foram similares à ômicron, entretanto, causaram menos danos por conta da vacinação.

Variante BA.2.86

A primeira detecção aconteceu na Dinamarca no dia 24 de julho. A identificação ocorreu após um paciente, do grupo de risco, ficar gravemente doente. A partir desse caso, o vírus foi sequenciado e apresentou uma composição diferente da versão original da Covid-19. Desde então, a mutação foi vista em outros indivíduos sintomáticos em diversos países.

Além disso, os diagnósticos foram feitos após exames de rotina realizados em aeroportos. A variante também foi identificada em amostras de águas residuais. Cientistas afirmam que é preciso continuar monitorando a BA.2.86, mas que a probabilidade de uma nova onda de infecções é pequena.

Técnicos com EPIs de segurança contra Coronavirus durante análise laboratorial
Imagem: People Image Studio / Shutterstock.com

Vacinação contra Covid

A probabilidade de uma nova onda é baixa devido aos altos índices de vacinação contra o vírus em todo o mundo. Eles geraram uma barreira de imunizações, impedindo que a doença se espalhe de maneira descontrolada, o que aconteceu no início da pandemia. Assim, a tendência é que não sejam registrados números elevados de casos graves e óbitos.

Nos Estados Unidos, por exemplo, foram identificados nove casos da variante até o dia 23 de agosto. No entanto, não houve diagnóstico de pacientes em estado grave.

Veja também:

Atenção: EXPULSÕES e CORTES do Bolsa Família em 2023

Por fim, a OMS relatou que os testes positivos da Covid-19 tiveram redução de 90% em todo o mundo. Mesmo assim, a líder técnica da Covid, Maria Van Kerkhove, alerta que o surgimento de novas variantes se deve à queda dos cuidados em relação a doença.

Imagem: Lightspring / shutterstock.com