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WhatsApp pode gerar perda de dinheiro para vários bancos

Com as mudanças anunciadas pelo WhatsApp em sua função de pagamentos, bancos podem sofrer uma enorme perda de dinheiro nas movimentações! Confira!

Com as mudanças anunciadas pelo WhatsApp em sua função de pagamentos, os bancos podem sofrer uma enorme perda de dinheiro nas movimentações!

Os usuários do Brasil poderão pagar por seus produtos e serviços utilizando o aplicativo de mensagens. Esses pagamentos acontecerão na conversa com as empresas, depois do cadastro do banco.

Essa nova funcionalidade, a de carteira, faz com que as instituições mais tradicionais percam espaço para a tecnologia e tenham que tomar atitudes para modernizar suas transações e serviços. Desse modo, as transações via WhatsApp substituem serviços oferecidos pelos bancos.

Pagamento via WhatsApp: como funciona?

Para utilizar essa ferramenta do WhatsApp, você precisa cadastrar seus dados bancários na aba de pagamentos e o seu cartão de débito, crédito ou pré-pago.

Desde semana passada, essa funcionalidade está disponível para comprar produtos e serviços via aplicativo. Mas, é válido ressaltar, que a transferência de recursos entre pessoas físicas já estava liberada desde 2021.

O foco dessa mudança são pequenos empreendedores, e esta função se encontra disponível via WhatsApp Business. A ideia, segundo o mensageiro, é que logo possam cobrir as transações de todos os tipos de negócios.

Para utilizar a função em seu negócio, você precisa ser cadastrado no Mercado Pago, na Rede do Itaú, ou na Cielo.

É válido lembrar, também, que estas transações não têm taxas para quem realiza o pagamento. Mas, podem ser cobradas taxas pelas empresas.

No que o uso do aplicativo substitui os bancos?

Ao conversar diretamente com a empresa e contratar o serviço, ou conseguir adquirir o produto desejado apenas por meio do WhatsApp, isso acaba diminuindo a jornada de compra do cliente.

Dessa forma, com o cadastro dos cartões, tudo é feito na palma das mãos, sem a necessidade das burocracias que, muitas vezes, os bancos exigem.

Assim como o dinheiro impresso também tem sido cada vez menos usado, a tecnologia acessível e adaptável têm conquistado o lugar de bancos tradicionais que cobram taxas de transferência, exigem a presença em agências e demoram para compensar os pagamentos.

Imagem: Geobor / shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital