Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Zapay não quer mais atuar como instituição de pagamento; entenda

A Zapay solicitou ao Banco Central o cancelamento da sua licença para operar como instituição de pagamento. Entenda!

A Zapay estava a poucos passos para ingressar oficialmente no mercado financeiro como uma Instituição de Pagamento (IP). No entanto, a fintech decidiu recuar e solicitou ao Banco Central (BC) o cancelamento de sua licença.

O requerimento foi comunicado na última sexta-feira (12), através de um aviso publicado no site do BC no último dia 15. Saiba mais detalhes sobre essa decisão da fintech na sequência!

Zapay recua e decide não atuar mais como instituição de pagamento

Celular com o aplicativo Zapay aberto.
Imagem: Divulgação / Zapay

Fundada em 2017 no Distrito Federal, a Zapay é uma fintech que oferece soluções para proprietários de veículos em todo o Brasil. Através de sua plataforma, é possível consultar débitos de trânsito e parcelar multas, licenciamentos e IPVA. Desde 2023, a empresa possui credenciamento na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), permitindo assim, o parcelamento de débitos veiculares em todo território brasileiro.

No entanto, ainda não houve a divulgação do porquê da desistência da fintech. Após contato do veículo de imprensa Finsiders, a Zapay não forneceu nenhum posicionamento até então.

Nos últimos tempos, inclusive, o mercado financeiro tem observado um crescimento no número de instituições reguladas, principalmente IPs e fintechs de crédito (SCDs e SEPs). No entanto, alguns casos de cancelamento de licença começam a aparecer.

Tendência de cancelamento de licença em fintechs

No site do BC, é possível localizar 7 solicitações de cancelamento de licença nos últimos 12 meses, incluindo Zapay e For You. Logo, os altos custos para manter uma instituição regulada em operação têm sido um desafio para muitas empresas do setor.

Dessa forma, algumas optam por utilizar soluções de infraestrutura tecnológica e regulatória ao invés de possuir uma licença própria junto ao BC. Nos próximos anos, advogados do setor acreditam que mais casos de desistências ou adiamentos de processos de regulamentação devem ocorrer.

Veja também:

Zapay não quer mais atuar como instituição de pagamento; entenda

O principal motivo seria a crise de pessoal no BC, que está levando a uma dilatação nos prazos de aprovação de novas instituições. Atualmente, o BC registra mais de 110 IPs com autorização para operar no Brasil. Já o número de fintechs de crédito (SCDs e SEPs) é próximo de 130 – a maior parte delas atua como SCD, licença que permite a concessão de crédito com recursos próprios.

Imagem: Divulgação / Zapay