Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Zerésima: o que é e para que serve nas eleições

Tempo estimado de leitura: 0 minuto

As eleições para presidente e governador terão segundo turno no Brasil, e por conta disso é extremamente importante que você esteja informado sobre o vocabulário político usado em muitos momentos. Afinal, fica difícil ter interesse em algo que a maioria da população não entende direito, e por isso é preciso simplificar e explicar alguns termos não tão conhecidos.

Um desses termos é a chamada zerésima, e outro é o boletim de urna. Então, para saber do que se trata, é só continuar lendo!

Zerésima: o que é e para que serve nas eleições

Dessa forma, para começar, a zerésima é um documento emitido em cada seção eleitoral antes do começo da votação. Basicamente, trata-se de um relatório impresso logo após a inicialização da urna eletrônica. Ele mostra que não existe voto registrado na urna eletrônica para nenhum dos candidatos da disputa antes do início da votação.

Assim, antes de o primeiro eleitor ir à urna eletrônica para votar, o presidente da mesa liga a urna. Isso sempre na presença dos mesários e fiscais de partidos políticos. E então emite a zerésima. Esse documento tem a identificação da urna e comprova os candidatos registrados, e também que a urna está “zerada” de votos.

Portanto, a zerésima é um documento muito importante, especialmente hoje em dia, com fake news diárias e desconfianças a respeito do funcionamento da urna eletrônica.

Por fim, o boletim de urna é um documento emitido em cada seção eleitoral após o término da votação. Tem basicamente a função oposta à da zerésima. A ideia é trazer mais transparência e credibilidade ao sistema eletrônico de votação. Nesse boletim, é possível conferir o total de votos por partido e candidato, votos nulos e brancos, identificação da seção e zona, etc.

É a partir de documentos como a zerésima e o boletim de urna que as eleições se tornam transparentes e confiáveis. No caso deste último, ele possui diferentes cópias, sendo uma delas gravada na mídia removível da urna e criptografada, para ser usada durante a fase de apuração dos resultados da urna.

Agora que você já sabe do que se trata a zerésima e o boletim de urna, basta votar no segundo turno!

Imagem: rafapress/shutterstock.com