Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

1 a cada 10 eleitores de Lula reprovam o governo

Pesquisa mostrou ainda o número de apoiadores de Bolsonaro que aprovam o Governo Lula. Confira os números e veja o que mudou.

Uma nova pesquisa sobre a aprovação do Governo Lula (PT) mostrou que 1 a cada 10 eleitores que votaram no atual presidente estão insatisfeitos com a gestão dele como chefe do Executivo brasileiro.

A pesquisa PoderData aconteceu entre os dias 2 e 4 de deste mês, e considerou os resultados de quem informou ter votado em Lula nas últimas eleições.

Em resumo, 10% da base eleitoral do presidente respondeu que está descontente com as ações de Lula à frente da presidência.

De modo geral, a partir do número total de votos que o petista recebeu, seria o equivalente a 6 milhões de brasileiros que apoiaram Lula, mas não concordam com a direção que seu governo tomou nos primeiros 3 meses de mandato.

Anteriormente, em pesquisa divulgada pelo DataFolha, Lula obteve o menor índice de aprovação, se comparado a seus outros dois mandatos.

1 a cada 4 bolsonaristas aprovam o governo Lula

Por outro lado, a mesma pesquisa revelou que, entre os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 26% declaram estar satisfeitos com a gestão de Lula. Isso porque, 14% respondeu que aprova o governo petista e outros 12% o avaliam como bom ou ótimo.

Além disso, o mesmo índice de 26% aparece entre os bolsonaristas que consideram que a atual gestão é melhor ou igual à de Bolsonaro. Se considerar quem não compareceu às urnas para votar, 49% aprovam hoje o governo Lula, enquanto 47% avaliam que ele tem sido melhor que seu antecessor.

Como foi realizada a pesquisa PoderData

A pesquisa publicada na data de hoje (19), foi encomendada por uma empresa do grupo Poder360 Jornalismo e financiou os próprios recursos para a elaboração do questionário. Segundo a PoderData, as entrevistas aconteceram em 233 municípios em todo o país, com 2500 pessoas, com margem de erro de 2 pontos percentuais.

Os entrevistados selecionados estão acima de 16 anos de idade e considerou-se índices como sexo, instrução, região e renda para abranger todas as classes sociais do país. Por fim, as entrevistas aconteceram através de ligações e respostas para perguntas gravadas, via telefone.

Imagem: Joédson Alves/ Agência Brasil