Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

123milhas é alvo deinvestigação de lavagem de dinheiro; saiba mais

Entenda a investigação de lavagem de dinheiro envolvendo a 123 Milhas. Conheça os detalhes e as implicações dessa situação.

O Ministério Público de Minas Gerais, com apoio da Polícia Civil, está conduzindo a operação Mapa de Milhas, tendo como alvo o grupo da 123milhas, que inclui a MaxMilhas. Na quinta-feira (1), foram emitidos 17 mandados de busca e apreensão nas residências de pessoas físicas e jurídicas na cidade de Belo Horizonte.

Assim, a principal averiguação é de uma possível prática de lavagem de dinheiro. Outros crimes como estelionato, por meio de associação criminosa, também estão sendo investigados, visto que podem ter causado prejuízos milionários a milhares de pessoas em todo o Brasil.

Esta investigação vem sendo conduzida pela 14ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da Capital, com a ajuda do Gaeco e do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Ordem Econômica e Tributária. A operação contou também com a participação de oito promotores de Justiça, cinco delegados de Polícia Civil, 53 investigadores, um policial militar e cinco servidores do Ministério Público.

Sobre a 123milhas e MaxMilhas

Em agosto, a 123milhas anunciou a suspensão dos pacotes de viagens de sua linha “Promo”, que já haviam sido adquiridos pelos clientes. A empresa ofereceu apenas a opção de reembolso por meio de vouchers para uso futuro na própria empresa. Na mesma época, um pedido de recuperação judicial pela 123milhas foi aceito pela Justiça de Minas Gerais. Mas foi temporariamente suspenso após recurso do Banco do Brasil.

Celular com logo marca "123 Milhas".
Imagem: rafapress/Shutterstock.com

Ademais, este alegou que a empresa não havia apresentado todos os documentos necessários para o processo. Em setembro, a recuperação judicial da 123milhas foi estendida à MaxMilhas e à Lance Hotéis, outras empresas do mesmo grupo econômico. Juntas, essas empresas têm uma dívida de mais de R$ 2,5 bilhões com os credores.

Futuro da empresa

Em outubro, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras recomendou a acusação de 45 pessoas, incluindo oito sócios da 123milhas, por suspeitas de participação em atividades de pirâmide financeira. A empresa refutou as alegações. Em janeiro, o juiz da 1ª Vara Empresarial de Belo Horizonte suspendeu o processo de recuperação judicial da 123milhas.

A empresa, contudo, refutou as alegações. Em janeiro, o juiz da 1ª Vara Empresarial de Belo Horizonte tomou a decisão de suspender o processo de recuperação judicial da 123milhas. O desfecho desse caso em andamento possui potenciais implicações significativas tanto para a empresa quanto para os consumidores que fazem uso de seus serviços.

Imagem: rafapress/Shutterstock.com